“Se fores confrontado com a opção entre “ter razão” e “ser amável” escolhe “ser amável”. – Wayne Dyer

Uma das grandes partidas que o ego nos prega é dar-nos a ilusão que nós somos bons ou maus em comparação com os outros.

Esta é uma mentira na qual não corras o risco de cair.

Se a aceitares como verdadeira defines o teu valor, e em consequência a tua identidade, em comparação com o que te parece ser o valor das outras pessoas. Por isso as tuas acções têm como objectivo colocar-te acima dos outros. E isto é conseguido de duas formas:

A primeira é melhorando-te e comparando. Esta modalidade, em princípio positiva, acaba por tornar-se bastante ingrata porque encontras sempre alguém melhor que tu que te lembra o pouco que tu és. Esta constatação leva-te à segunda forma.

A segunda é rebaixando os outros e comparando. Quando humilhas outra pessoa, provas que essa pessoa está errada, arranjas forma de responsabilizar outras pessoas pelos erros que cometeste, ou iluminas com uns holofotes os defeitos dos outros, estás a sentir-te falsamente superior. Caíste na armadilha do ego. Ele vai roubar-te amigos, tirar-te dinheiro, arruinar a tua carreira, a tua vida familiar e dar-te a falsa e provisória sensação de que és o rei do mundo.

Podes dizer que tens o ego sob controlo quando assumes a responsabilidade por todos os teus erros e defeitos, claro que não és miserabilista nem coitadinho, mas atento à verdade do que és.

E melhoras a cada dia, comparando não com os outros mas contigo mesmo.

E, quando confrontado com a opção entre “ter razão”, mesmo que estejas absolutamente convencido que a tens, e “ser amável”, já não cairás na armadilha do ego e poderás então escolher “ser amável”.

Com isso entras numa nova dimensão de empatia e relação.

E com essa relação melhorada irás, sem qualquer esforço, descobrir um pouco mais da verdade, que afinal não correspondia mais com a tua opinião do que com a opinião da outra pessoa.

Isto nada tem de transcendente, é bastante básico. Aplica isto na tua vida de trabalho, na vida familiar, com os amigos e os hobbies, na realização pessoal, no amor e em tudo o que conseguires.

Não te preocupes em ser melhor que outra pessoa mas em ser melhor hoje do que eras ontem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.