Vencer o medo pode ser complicado ou pode ser simples, dependendo do relacionamento que tenhas com ele.

Artigo Relacionado: Deixar de Ter Medo

Medo todos temos, e olha que pode ser bem paralisante e bem destrutivo. Neste artigo vou ensinar-te o meu truque para vencer o medo.

(clica no Play para veres o vídeo)

Na continuação do vídeo de ontem a falar do medo. falámos um bocadinho dos medos de infância e dos medos atuais. Eu descobri que um dos meus maiores medos sempre foi o medo de perder.

Não o medo de perder competições (também isso, eu não gostava de perder quando era miúdo – costumava dizer “não gosto de perder nem a feijões”, mas somente porque isso afetava um bocadinho a minha auto-estima, não é que eu fosse muito competitivo), mas falo mais no sentido de perder coisas que nós já temos.

Tinha medo de perder a minha família, tinha medo de perder coisas que eu já tinha, tinha medo de perder a vida, tinha medo de morrer. Esses eram os meus medos de infância e penso que esses medos estão enraizados em todos, e em mim também.

Isso significa que muitas das coisas que tenho de fazer… fico a pensar 3 vezes com medo de perder aquilo que já tenho, não é?

Artigo Relacionado: [Bom Dia] Como Largar te Faz Ganhar

O que tem o alecrim a ensinar sobre vencer o medo?

Hoje, no meu passeio matinal aqui na serra, a serra está coberta de alecrim, aqui mesmo ao pé de mim está alecrim que está a crescer por todo o lado. Tem uma fragrância, tem um cheirinho que é espetacular e é muito bem-sucedido, tanto que ocupa aqui a serra praticamente toda.

É bem-sucedido por uma razão: porque espalha o seu perfume, a sua fragrância por todo o lado. Quando vamos a passar aqui, pisamos o alecrim e vem um cheirinho a alecrim que é uma coisa maravilhosa.

Ora, este cheirinho a alecrim que está aqui, atrai muitas abelhas que vivem nesta região. As abelhas produzem o mel, claro, aqui há muito, feito a partir deste alecrim, mas também polinizam o alecrim e desta forma fazem com que seja tão bem-sucedido neste ambiente.

Porque é que estou a contar isto? Porque é uma lição muito grande com relação ao medo de perder.

Há aqui outras plantas que não têm esse perfume, têm outras formas de sobreviver, e imagina que o alecrim decidia guardar o seu Precioso Perfume para que não se perdesse, para que não se espalhasse no ar (vale tanto, é tão valioso…) e, como é tão valioso, poderia pensar o alecrim “vamos guardá-lo, não vamos desperdiçá-lo, nem vamos lançá-lo fora”.

Essa atitude, esse medo de perder o seu perfume, já teria levado o alecrim à extinção há muito tempo.

E essa é uma grande lição. O medo de perder, muitas vezes, impede-nos até de começar e somos derrotados, ainda antes sequer de termos começado.

Esse, penso eu, é um dos maiores medos que existem e também é um dos meus medos: o medo de perder.

-“Não fazer coisas com medo de perder o nós já temos”.

Artigo Relacionado: As 7 Prisões da Mente que Escravizam uma Pessoa

E é muito interessante porque este tipo de atitude aparece em praticamente todas as circunstâncias da vida. Pessoas que não dão o seu melhor ou não fazem porque têm medo de perder: têm falta de confiança, não sabem se funciona, não sabem se vai funcionar para elas e também não sabem se irão conseguir fazer funcionar.

Seja o que for. Às vezes é um negócio, que é o nosso caso quando falamos de negócios, de negócios online e de Internet, mas tem a ver com tudo na vida.

Aquilo que te digo é o seguinte:

– O medo existe para nos proteger. É uma coisa boa e positiva.

A melhor forma que vi até hoje de vencer o medo, incluindo o medo de perder é agradecer-lhe.

Tomar consciência desse medo, agradecer:

– “Obrigado, estás a cumprir o teu papel”, respira fundo,

– “Agora podes ir. Obrigado, chamaste-me a atenção, já fizeste o que tinhas a fazer. Agora vai-te embora que eu tenho de focar-me naquilo que tenho que fazer”.

E é assim que eu tenho superado os meus medos, e o medo de perder tem sido realmente um deles.

Costuma-se dizer que “Quem não tem nada a perder também não tem medo” não é verdade. Quando uma pessoa pensa que não tem nada a perder, na realidade tem muito a perder também. Nós temos sempre muito mais do que aquilo que pensamos e o medo de perder está sempre presente.

Por isso, independentemente da quantidade de coisas que possas ter ou do que for que tu tenhas e que possas ter medo de perder: Não há que ter medo, há que arriscar, há que fazer-se à vida, há que fazer algo que nos mete medo todos os dias, há que evoluir, há que tomar conta do medo: olhar para ele nos olhos, enfrentá-lo. Dizer:

– “Obrigado, medo, e agora vai à tua vida que eu tenho de fazer aquilo que tenho de fazer”.


Gostaste deste artigo? Estes também te vão interessar!
>> Os 4 Degraus da Escassez à Abundância
>> [Bom Dia] Como Vencer o Medo do Futuro
>> Medo de Pedir Ajuda é Sempre Parte do Problema
>> Um Explorador Verdadeiro
>> [Bom Dia] Ages Por Medo ou Ages Por Amor?

One thought on “Como Vencer o Medo e Ter Sucesso (Inspiração Episódio 4)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *