“Transforma as tuas feridas em sabedoria.” – Oprah Winfrey

Podes considerar que alcançar o sucesso é como construir um prédio.

Atenção: não é estar no topo do prédio é construí-lo. Sucesso é o próprio acto de construir. Depois, usufruíres do “penthouse” ou partires para outra é somente uma opção tua.

Bem, estava a dizer que o sucesso é como construir um prédio. Precisas de pedras e de cimento. Se podemos comparar as vitórias e as derrotas com alguma coisa, vamos compará-los com os materiais de construção, já que, efectivamente, o sucesso é feito de ambos.

  • Quando sofres uma derrota, uma parte do mundo cai em cima de ti e até outras pessoas te atiram pedras. Separa com cuidado as pedras todas e escolhe as boas para a tua construção. As outras, deixa-as para entulho.
  • Quando alcanças uma vitória estás a ganhar consistência no teu processo, as peças parecem fazer sentido, tudo encaixa. As vitórias são o cimento.

Então pensa no seguinte:

Conseguirás construir um prédio somente com cimento? Conseguirás construí-lo somente com pedras? Sim. Sim a ambas as perguntas, mas não será muito sólido e não crescerá muito alto.

Se queres sucesso sólido e duradouro usa as derrotas como pedras e as vitórias como cimento. Afasta-te de quem tem só fracassos: quando cair vai atingir-te por tabela. Desconfia de quem tem somente sucessos falta-lhe estrutura para lidar com as adversidades.

Acho que posso confiar em quem fracassou e se superou, em quem é humilde e determinado, ensinado pelas agruras das derrotas mas também entusiasmado e activo alimentado pela euforia das vitórias. Uma pessoa assim pode de facto conduzir-te a algum lugar interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *