Há um fator mais importante que todos no que respeita ao sucesso nos negócios, nos relacionamentos, realmente em tudo na vida: Esse fator é a Confiança.

Todos vivemos a vida baseados na confiança os negócios são feitos na base da confiança. É provavelmente uma das coisas mais importantes que podes ter e suscitar nas outras pessoas é Confiança.

Artigo Relacionado: Como Criar Influência nos Negócios 002 – Confiabilidade, Consistência, e Compromisso

Essa Confiança tem 2 elementos, dois fatores e hoje quero falar-te acerca disso. Quero falar-te especificamente em Confiança nos Negócios, ou na Vida porque nós relacionamo-nos e atraímos pessoas, as pessoas compram-nos coisas e nós compramos coisas baseados na confiança que temos.

Também na qualidade dos produtos, no preço ou na competência da pessoa… tudo isso porque esses são todos elementos que vêm aportar valor à Confiança.

Já te vou explicar quais são esses 2 elementos da Confiança.

Podes clicar no Play para veres o vídeo ou lê a transcrição.

O primeiro é a Competência.

Quando te juntas a alguém ou a alguma pessoa para fazeres um negócio ou para comprares alguma coisa precisas ter a confiança de que essa pessoa é competente: ela sabe o que está a fazer.

Conhece o produto, conhece a forma de fazer e tem a competência para entregar aquilo de que precisas, que queres e que estás a comprar.

A Competência é uma coisa muito importante, pois é uma base da Confiança, mas não é a única. Há outra talvez mais importante ainda.

O segundo elemento da Confiança é a Integridade.

Artigo Relacionado: Tu Integral Sem Corantes Nem Conservantes

É possível que tenhas um relacionamento de negócios com alguém, ou que tenhas um relacionamento pessoal e essa pessoa não seja assim tão competente, ou tenha alguma falha de competência… é pá, não há problema.

Somos tolerantes e provavelmente até, se não for assim uma coisa muito grave que ponha em risco não sei o quê, poderás continuar a relacionar-te com essa pessoa e pode continuar tudo bem, mas se essa pessoa tiver uma falha de Integridade, dificilmente.

Dificilmente as coisas ficam arranjadas, são definitivamente muito diferentes daí para a frente: a confiança é abalada… muito (!) quando há falhas de integridade.

Artigo Relacionado: Confiável

Sendo os 2 fatores importantes, a Integridade e a Competência, para teres este capital de confiança, a Integridade provavelmente é mais importante.

Este “Capital de Confiança” de que estou a falar é tão importante que Stephen Covey, não sei se já ouviste falar dele que escreveu acerca dos 7 hábitos das pessoas bem-sucedidas (livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” que podes comprar no Wook ), estive uma vez com ele em Filadélfia nos Estados Unidos, a tomar o pequeno almoço com ele juntamente com outras pessoas, e ele falou em algo muito giro, ele falou no Capital de Confiança que as empresas e as pessoas têm.

O Capital de Confiança é o valor monetário, financeiro que tem a confiança. Há uma fórmula para medir quanto é que a Confiança traz, em termos financeiros, a uma empresa. Pode colocar-se um valor: Esta empresa vale X e esta empresa vale Y e este diferencial tem a ver com a confiança que as pessoas têm na empresa.

Artigo Relacionado: [Bom Dia] Ética é o Melhor Marketing. Ética é Sexy!

Esse é o Capital de Confiança e todos nós que temos negócios ou que temos alguma vida relacionada com negócios, incluindo como consumidores, pois todos somos consumidores, temos de estar bem conscientes de que o nosso Capital de Confiança é baseado nestas 2 coisas:

Competência e Integridade, sendo que a Integridade é mais importante. Mas como é que podes medir a Integridade?

Quando estás para te relacionar com alguém, precisas medir a Competência, vendo os resultados que a pessoa tem, se sabe ou se não sabe, mas como irás tu medir a integridade?

A Integridade mede-se quando ouves o que a pessoa diz, vês o que faz, como diz, como faz, quais são os valores que regem a sua vida, o que ela pensa e, mais importante que tudo, quanto é que essa pessoa está disposta a perder para se manter fiel aos seus princípios e aos seus valores.

Isto é importante: quando uma pessoa está disposta a perder muito, se for necessário, para se manter fiel aos seus princípios e aos seus valores, essa é uma pessoa íntegra.

Isto significa que tem um Capital de Confiança muito elevado. Tu sabes que podes confiar nela, porque essa pessoa não te vai largar da mão assim sem mais nem menos, essa pessoa não se vai embora, não vai desaparecer porque tu sabes que ela até está disposta a perder para se manter fiel aos seus princípios, aos seu valores e à sua missão.

Se tu te juntares a uma pessoa assim podes estar bem confiante em que essa pessoa te vai ajudar, que vai levar a sua missão até ao fim e não vai andar a saltar de coisa em coisa.

Artigo Relacionado: Como Ter Sucesso Pessoal e nas Organizações, e Criar uma Vida Abundante – Visão, Missão, Valores e Outras Coisas

Esta Integridade é muito importante. Se tiveres de optar entre Competência e Integridade, opta sempre pela Integridade.

Pessoalmente, prefiro trabalhar com pessoas menos competentes mas que sejam íntegras do que com pessoas muito competentes que não sejam íntegras. O ideal é que sejam as duas coisas mas, se faltar alguma, que falte a Competência pois esta pode ser adquirida, mas a Integridade, ou nasce lá dentro e a pessoa a cultiva ou não existe pois não podes tu passar da tua para a outra pessoa, como podes passar as competências.

Já viveste alguma experiência em que a tua integridade foi posta à prova? Como reagiste?

E como irás reagir no futuro, sabendo que a integridade é o principal fator do Capital de Confiança e que este capital de confiança tem tanto valor no mercado?

Dá muito prejuízo ser um parvalhão sem integridade, mesmo que pareça que são os parvalhões sem integridade que têm sucesso. Não são.

 

 

 

 


Gostaste deste artigo? Estes também te vão interessar!
>> Ética é Sexy
>> As 11 Lições que Aprendi Com o Jim Rohn
>> [Bom Dia] Queres Saber um Truque de Marketing Brutal?
>> As 13 Lições de Liderança e Influência Escondidas no Filme The Matrix
>> Os Monstrinhos da Vida

Save

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *