Há 4 estádios da aprendizagem e todos fazem parte do caminho. Porém aprender mais não significa que realizes os teus objetivos.

Porquê? 

Artigo Relacionado: Como Ser Grande

Clica no Play acima para veres o vídeo ou lê a transcrição

A pergunta que me fizeram hoje foi muito simples: “Com o conhecimento que acumulaste, estás mais próximo dos teus objetivos ou não?”

É uma pergunta difícil porque descobri que, à medida que vou aprendendo mais coisas, há mais coisas que eu não sei. Tenho consciência, cada vez mais, da ignorância do que há para saber.

Já sabes que há vários estádios da aprendizagem.

1- O primeiro é a Inconsciência Incompetente ou Inconsciência da Incompetência. A pessoa simplesmente não sabe o que não sabe. As pessoas que sabem tudo ou que têm a atitude de sabichões que sabem tudo normalmente não têm consciência do que não sabem.

É impossível aprender quanto a pessoa não tem consciência de que não sabe. Essa é a inconsciência da incompetência.

2- O passo seguinte no processo de aprendizagem é a Incompetência Consciente. A pessoa sabe que não sabe e aí começa realmente o processo de aprendizagem.

3- Depois tem a Consciência da Competência. A pessoa sabe que sabe. Aprendeu muitas coisas e tem consciência de que sabe.

4- E finalmente tem a Inconsciência da Competência ou seja, a pessoa sabe tanto e está tão assimilado que nem tem consciência daquilo que sabe.

Este é o processo de aprendizagem e o meu processo é este: Eu cada vez descubro mais coisas que não sei. Não estou mais próximo dos meus objetivos, não estou mais próximo de realizar a vida que eu quero realizar do que estava há um tempo atrás porque hoje quero realizar coisas muito maiores que eu nem sabia que existiam antes.

Por isso não sinto que esteja mais próximo, sinto que fiz um bom caminho, que aprendi imensas coisas, tenho um impacto e uma influência que nunca imaginei ter, tenho resultados que nunca imaginei ter, mas em comparação com a expansão da mente que vivi neste processo, tenho consciência de que estou realmente muito atrasado em relação àquilo que quero realizar.

À pergunta se a competência que adquiri, o conhecimento e a experiência que adquiri me aproximaram do meu objetivo de vida… não sei…. acho que não. O meu objetivo está ainda muito longe, aliás, mais longe porque esse objetivo também se transformou.

É como correr atrás do arco-íris ou ir atrás do horizonte: à medida que vais caminhando tens a experiência do caminho e a aprendizagem que te vem do caminho, mas o teu objetivo também se vai desenrolando, vai aumentando de tamanho e vai transformando a tua mente e dando uma perspetiva diferente em relação ao que tu pensavas antes.

Este é o meu processo, o meu percurso e estou muito feliz que seja assim porque não me parece que alguma vez eu me venha a sentir plenamente realizado.

Penso que a felicidade está na luta e no desafio, no desenrolar da aprendizagem no desenrolar do caminho.

 

 

 


Gostaste deste artigo? Estes também te vão interessar!
>> Parte 4 – Parar de Aprender
>> A Razão Número 1 que Leva ao Fracasso e Como Evitá-la
>> Apanhaste a Ideia?
>> Internet Marketing para Todos – Parte 6 de “Liberta-te: Artigos para Novos Empreendedores numa Nova Economia

3 thoughts on “Os 4 Estádios da Aprendizagem Para a Realização de Objetivos (Inspiração Episódio 10)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *