“Um pessimista é alguém que vê dificuldades em cada oportunidade. Um optimista é alguém que vê oportunidades em cada dificuldade.” – Harry S. Truman

Como, aparentemente, há quem não queira ter o rótulo de “pessimista” mas, ao mesmo tempo acham que as coisas vão de mal a pior, então dizem que são realistas.

Mas a verdade é que quem diz isso é mesmo um pessimista disfarçado.

Se quiseres saber que rótulo te pertence (independentemente daquele que tenhas colocado em ti mesmo), verifica a frequência em que dizes “sim, mas…”. Porque é que esta frase é tão emblemática?

Ao dizeres “sim” estás a reconhecer uma oportunidade, e ao dizeres “mas” estás a procurar uma dificuldade. Esta dificuldade irá servir de desculpa para ficares quieto. E é por isso que quem é pessimista nunca sai do lugar.

“Havia um bairro que tinha tantos pessimistas que decidiram criar um “Clube do Pessimista”. A ideia era boa: iriam juntar-se todas as semanas para discutirem tudo o que de errado havia no mundo, na região, na cidade, no bairro e na vida de cada um. Todos aplaudiram a ideia, mas…. … mas…. nunca fizeram clube nenhum porque pensaram melhor e chegaram
à conclusão de que não iria funcionar.”

O interessante é que “pessimismo” ou “optimismo” não estão escritos no teu código genético. São formas de pensamento, de filosofia de vida, construídas por ti mesmo ao longo do tempo e podes mudá-las quando entenderes.

Se te treinares, irás ver uma oportunidade em cada ameaça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *