Vamos seguir o conselho de Paul Getty.

Depois de nos levantarmos cedo e trabalharmos arduamente, vamos achar petróleo.

O petróleo são as tuas competências, aquilo que tu já tens e aquilo que tu já és.

Não precisas de estudar, desenvolver-te para achares petróleo porque esse está aí há muito tempo, fruto do estudo e desenvolvimento que estás a fazer desde o dia em que  nasceste.

A imagem do petróleo é excelente.

O petróleo não nasceu dentro do poço, teve de ser criado lá, ao longo dos tempos, em circunstâncias muito particulares. Agora, no tempo actual, não é possível criá-lo, apenas prospectá-lo e extraí-lo.

É o que vamos fazer: prospecção e extracção.

“Ah, mas eu não tenho qualquer competência! Aqui as reservas de crude estão a zero!”

Compreendo que possas dizer isso, mas não creio que tu mesmo, ou tu mesma, acredites honestamente nessa afirmação porque sabes tão bem quanto eu que todas as pessoas têm  um manacial de riqueza impressionante lá entro, à espera de uma oportunidade para jorrarem cá para fora.

Já ouviste falar em “revelar  o  teu  potencial”? Em  “talentos escondidos?” É disso mesmo que se trata: de revelar o valor que estava escondido.

Já tens a tua  audiência, agora vamos prospectar petróleo para forneceres a essa  audiência.

Eu não disse “venderes” mas “forneceres”.  É que, antes de poderes vender alguma coisa tens muito trabalho pela frente.

Precisas de começar a fazer o teu trabalho de introspecção:

————————————————————————

O  TEU  PETRÓLEO

–  Faz uma lista com as 10  coisas que mais adoras  fazer. Aquelas que amas de paixão, que  te dão prazer, um  sentido de realização pessoal. Essas são as coisas a que te dedicarias se não tivesses de ganhar  dinheiro.

–  Quais  as  tuas  competências  (técnicas)?  Escreves  bem?  Sabes  falar  em público? Tens boa dicção? À-vontade nos vídeos? Percebes de Internet, de  edição  ou  filmagem  de  vídeo,  de  design  gráfico  ou  Web,  sabes  de finanças  pessoais, de gestão,  etc.?

(Provavelmente não fazes ideia  se tens algumas  daquelas  qualidades  porque  nunca  te  fizeram  falta  e  nunca tiveste oportunidade de as testar . Chegou essa hora: a de explorar todos os  recantos  do  teu  potencial  e  dar-lhe  expressão.)

Lista agora as tuas qualidades (humanas). Tens jeito com pessoas, és paciente, gostas de ensinar, tens um sentido de ética, espírito de missão, autoconfiança, qualidades de liderança, espiritualidade, és organizado, trabalhas por objectivos, és focado, compreensivo, etc.

–  Verifica qual das tuas paixões, identificadas no primeiro item, corresponde com a resposta para a concretização dos desejos da tua audiência. Escreve essa tua paixão, em letras gordas a atravessar uma página inteira do teu bloco de notas.

Esse vai ser o teu tema. É nesse assunto que irás tornar-te um especialista reconhecido, apreciado e pago.

Já  descobriste que tens aí petróleo.

Se ainda não estás a ver como é que esse petróleo vai trazer o que pretendes para a tua  vida, não faz mal, estes artigos ainda estão longe de terminar.

O que vai fazer de ti um guru, não são  nem as tuas experiências nem o teu conhecimento, mas a tua partilha.

Para teres valor no mercado precisas de dar algo valioso ao mercado e esse valor, em termos de “guruísmo” é conhecimento.

Evidentemente que não irás partilhar algo que não possuas.

Não podes bombear petróleo de um poço vazio. Por isso é que precisas verificar se tens aí dentro a paixão, o conhecimento e a experiência  que te permitam acrescentar valor às pessoas da tua audiência.

Como?  Vamos  ver  isso agora  mesmo…

2 thoughts on “15 – Achar Petróleo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.