Um dia destes estava a ler a história de sucesso da McDonalds e reparei algo inédito para mim: a grande empresa multinacional de franchising de fast food de facto ganha mais dinheiro com imobiliário do que com hambúrgueres!
É um facto curioso, mas verdadeiro.
Por regra a empresa é proprietária do edifício ou do terreno do restaurante e o franqueado paga renda. O que tem isto a ver com o nosso assunto? Nada, mas, como vou falar um pouco do exemplo da McDonalds, achei engraçado contar isto.
Vamos então pegar na Mcdonalds como exemplo da importância de ter um Ferrari.
A McDonalds é uma das franquias mais caras do planeta. É natural, também é uma das mais bem-sucedidas.
O que te quero fazer notar é que não é por eles fazerem os melhores hambúrgueres do mundo, nem por terem o melhor serviço de mesa nem mesmo as melhores localizações. Não.
A McDonals tem imenso sucesso porque transformou um modelo de negócio bem-sucedido num modelo duplicável através de um método.
Este método é extremamente rigoroso e cobre todos os aspectos do negócio, desde a localização do restaurante, até à lotação, passando naturalmente pelos fornecedores, e formas de confecção da comida.
Todos os restaurantes fazem tudo precisamente da mesma forma.
Um big-mac em Lisboa tem exactamente o mesmo sabor e os mesmos ingredientes de um Big Mac no Barein ou na Coreia ou nos Estados Unidos ou no Brasil.
Tu podias agora abrir um restaurante e vender hambúrgueres.
Podias mesmo investir forte na qualidade e fazer uns hambúrgueres muito melhores, melhores batatas, melhor ambiente, melhor decoração.
O facto é que nunca poderás comparar o teu sucesso com o McDonalds da esquina simplesmente porque o dono desse restaurante comprou um negócio já eficiente e totalmente organizado e tu tens de correr todos os riscos por tua conta.
Já deu para perceber a importância de um método que dê resultados previsíveis.
Uma coisa é andar a fazer tentativas, a gastar tempo e dinheiro durante meses ou anos à procura de uma solução, outra é achar quem tenha essa solução e simplesmente comprar .
Há pouco verificaste se tinhas ADN de Guru e chegaste à conclusão que sim.
Evidentemente, pois ser um Guru não está nos genes. Também não está na inteligência nem nas competências.
É antes algo que pode ser conseguido por qualquer pessoa desejosa de o fazer, desde que tenha um método.
O tal Ferrari.