rui gabriel bloguer ninja faz o que gostas bloga sobre isso ganha dinheiroVais ficar  saber qual a razão número 1 que leva as pessoas ao fracasso. Não poupa ninguém: Nem pobres, nem ricos, nem inteligentes nem ignorantes, nem líderes nem seguidores.

Por causa disto:

  • Pessoas que hoje não têm sucesso, vão continuar a fracassar. Pessoas que hoje têm sucesso, vão deixar de o ter.
  • Quem hoje é admirado, amanhã está no esquecimento. Quem hoje tem dinheiro, vai deitar tudo a perder.
  • Ter amigos é ótimo mas por causa desta razão vai perder os amigos, a família e tudo aquilo que preza.

E sabes qual é esse motivo? A razão número 1 que leva toda a gente ao fracasso se não souber como evitá-la?

Vou contar-te uma história real. A pessoa em questão chama-se Nelson mas, para proteger a sua identidade vou chamar-lhe Sérgio (ahaha, sempre quis fazer isto).

Agora a sério:

O Sérgio é uma pessoa de muito valor. Determinado, trabalhador e nunca desiste enquanto não conseguir o que deseja. E aqui começam os problemas: desiste logo que consegue o que deseja.

Quando não ganhava nada, quase passava fome, era uma das pessoas de mais garra que possas imaginar. Dizia para todos ouvirem: “Posso não ganhar nada, mas não desisto“. Para ele a vida era luta. E a sua identidade era a de um lutador.

Agora vou contar-te o que aconteceu ao Sérgio e como foi de bem-sucedido a fracassado por não saber o segredo que te conto hoje:

Um dia registou-se na minha página para trabalhar comigo, e fez um trabalho espectacular. Ganhou uma pipa de massa, muito acima dos resultados típicos (que podes consultar em ruigabriel.com/rendimentos). Pagou dívidas, mudou de casa, ajudou a família e, finalmente, depois de anos e anos de luta pode dizer: “CONSEGUI!”. E disse-o emocionado.

Um dia, porém, olhou para mim e pergunto-me: “O que é que eu ando aqui a fazer?”. Parecia desorientado, apesar de muito bem-de-vida.

Quando lhe perguntei os números do negócio, a sua produção pessoal tinha baixado quase para zero, e, apesar disso, continuava a ganhar bastante dinheiro pelo potencial residual.

Quando lhe perguntei o que anda a fazer de novo, que livros está a ler, que áudios anda a ouvir, quantas pessoas têm acesso ao seu trabalho diariamente ele respondeu “pouco“, “nenhum” , “quase ninguém“.

Então eu respondi-lhe: Estás condenado se não mudares. Para teres sucesso tens de ser a pessoa que tem sucesso, não basta tê-lo para mantê-lo.

Como o Sérgio entendia que a vida era uma luta difícil, que o dinheiro “não cresce nas árvores”, que tudo o que é bom vem com muito esforço, a sua identidade era a de um lutador que nunca desiste,

Porém no momento em que tomou consciência de que tinha conseguido o que ambicionava, a a vida passou a ser fácil e ele deixou de ter de lutar. O dinheiro vinha facilmente, as coisas que fazia tinham um enorme efeito e o lutador que era a sua identidade deixou de ter motivos para lutar.

Conseguiu alcançar o que sonhava! E isso foi  péssimo.

Robin Sharma, o aclamado autor de “O Monge Que Vendeu O Seu Ferrari” diz que “nada falha tanto como ter sucesso”.

O Sérgio, no momento em que se deu conta de que tinha conseguido(!) o seu cérebro parou. Como um super-herói sem um super-vilão, ficou confuso. A vida deixou de ser como ele sempre a tinha imaginado (passou a ser fácil) e ele próprio que se via a si mesmo como um lutador, matou o inimigo e agora não sabe o que fazer.

Tornou-se condescendente. Perdeu o brilho no olhar e deixou de saber quem era e o que fazer a seguir.

A escada do sucesso é uma escada rolante que está a descer. Tu queres subir, mas ela está a descer. Por isso tens de subir numa velocidade mais rápida do que ela desce. Se parares, vens ter cá abaixo rapidamente. Só para te manteres no mesmo sítio, tens de andar bastante.

É impossível ter sucesso estando parado. O Sérgio parou de crescer. Consegues imaginar o que lhe aconteceu?

A nossa vida não é uma fotografia, é um filme. Por isso qualquer circunstância vai ser mudada. E vai mesmo! Qualquer maneira de ser, qualquer competência, qualquer realidade será diferente amanhã.

Tudo muda. Sempre.

Pode mudar para melhor, se tu mudares para melhor. Pode mudar para pior se tu mudares para pior. Já te apercebeste deste fenómeno estranho?: Quando tu melhoras em alguma coisa, algo melhora na tua vida e à tua volta. Já reparaste?

Não precisas comparar-te com ninguém, mas precisas certificar-te de que melhoras todos os dias.  Se te for útil uma boa lista de 9 sinais de sucesso que podes melhorar na tua vida, está aqui.

Quanto ao Sérgio, aprendeu uma lição espectacular de liderança e desenvolvimento pessoal.

Aprendeu uma qualidade invulgar: a capacidade de recuperar algo que já se teve e se perdeu, ainda melhor, mais forte e mais poderoso do que antes. Muitas pessoas perdem-se quando perdem o que já tiveram. Ficam agarradas ao passado, amargas com a vida e a culpar os outros pelo que perderam. Perderam porque não aprenderam esta qualidade exclusiva dos vencedores: A Resiliência.

A Resiliência vem com o desenvolvimento pessoal contínuo:

Quando te perguntarem qual é a razão número 1 pela qual as pessoas fracassam e ficam fracassadas responde:

– É a Interrupção do Crescimento Pessoal.

Parar o crescimento pessoal é mortífero.

E se queres evitar cair nas teias da condescendência, faz crescer o teu sonho à medida que vais avançando. Este é um dos motivos pelos quais eu prefiro falar de nos focarmos mais na direção do que nos objetivos. Realizar objetivos pode fazer-te parar, mas avançar com uma direção em mente mantém-te sempre a melhorar e procurar mais longe e a redefinir sempre quem tu és e o que estás aqui a fazer.

O crescimento pessoal vem do que lês e ouves, das pessoas com quem te conectas e da forma como te influenciam, vem também das tuas reflexões sobre o que se passa à tua volta, da tua interpretação dos acontecimentos e do significado que lhes atribuis.

Para elimiares esta Razão Numero 1 Que Leva ao Fracasso, aprende coisas novas todos os dias. Faz algo assustador, expande a tua zona de conforto. Toma decisões arrojadas, sê audaz e corajoso.

Não há nenhum problema em fracassar estando em movimento, porque esse fracasso é um degrau na tua aprendizagem, e não é realmente fracasso nenhum, somente um degrau necessário. Com sucesso ou fracasso, não te atrevas a Parar de Aprender.

Quantas vezes já te levantaste depois de um fracass0 e aprendeste uma lição? Queres contar aqui nos comentários abaixo? Eu adoraria conhecer a tua história.

 

 

14 thoughts on “A Razão número 1 que leva ao Fracasso e como Evitá-la”

  1. Olá Rui Gabriel…. nunca parar de crescer, de aprender, de caminhar….. Aprendo contigo todos os dias. E hoje as palavras mágicas foram “faz crescer o teu sonho à medida que fores avançando…”. Obrigada.

    1. Obrigado Luisa, na realidade ter sucesso é algo passageiro, da mesma forma que fracassar é passageiro. NO final das contas o que interessa é o caminho que fazemos, a direção que tomamos e a pessoa em que nos vamos transformando. Não é?

  2. todos os dias aprendo coisas todos os dias a vida da licoes e mesmo kando atinges os objectivos nunca podes desistir e parar pk todo o tempo k gastaste e lutaste para ter o k tens nao foi em vao e se chegas a um momento em k deixas o cerebro ou o coracao blokear e a tua desgraca perdes tudo o k conkistaste k tanto esforco e trabalho e isso seria a gita de agua nunca se pode deixar isso acontecer tem k se ter controlo e continuar a batalhar ate morrer dizia a minha avo batalhar ate morrer pk kando esse dia chegar eu vo dizer foi dificil foi furo mas foi uma vitoria e um orgulho!!!!!!!! consegui e e esse exemplo k mostro aos meus filhos e ao mundo

  3. olhe e dificil !!!!!!! tenho k ser eu propria a conseguir sair disto PK o k précise e de dineiro la pagar as dividas conseguir fazer o progecto d’à empower accrédité eu evo peu marido tamis sozinhos a lutar la pudervsair disto nao posso contar com ninguem eu tenho país mas nao sao país nao posso contar com elles e tant à falta me faz elevtb nao tel país morreram tamis sozinhos mas enfim eu tenho sauce elle TB e os meus filhos TB eu si tenho k TER paciencia e esperar k consiga uma oportunidade para puder comprar um computador e fazervo resgisto e IR la trente !!!!!!!!!!!! e d’Esculape o desabafo!!

  4. É uma delicia ler os teus post e este está fantástico.
    Engraçado hoje estava num daqueles dias em que tudo nos parece negro, que não vamos conseguir, porque é que nada de bom me acontece, aquelas coisas que nos vêm ao pensamento de vez em quando, e depois de ler este post senti-me muito melhor é estranho como algumas palavras conseguem ter tanta influência no nosso estado de espírito.
    Obrigado Rui

    1. Maria de Lurdes, obrigado pelo teu comentário. Um blog tem mesmo um poder enorme de influenciar positivamente muitas pessoas. É nossa missão elevar as pessoas à nossa volta e é espetacular ver como isso acaba por mudar a nossa vida também. Obrigado por estares aí e por me dares o teu feedback que tanto representa para mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.