“Temos dez vezes mais bactérias do que células humanas a viver no nosso corpo.”
Bonnie Bassler

O teu corpo tem 1 trilião de células e alberga 10 triliões de bactérias. Se pensarmos em ADN, que é o que mais importa, e não o número de células, tens 30.000 genes humanos dentro de ti, mas 3.000.000 (três milhões) de genes de bactérias cumprindo algum tipo de papel no teu corpo.

O corpo humano é um sistema completo e complexo que integra mais células e mais ADN alienígena do que próprio. Nós somos somente 10% humanos, se fizermos a contagem pela proporção do número de células, mas, se a contagem for a proporção de ADN, somos humanos somente em 1%.

Mesmo assim, chamamo-nos humanos e pensamos em nós mesmos como indivíduos, autónomos, separados da natureza. Contudo sem esses 10 triliões de bactérias estaríamos mortos. São elas que nos digerem a comida, que fabricam as vitaminas e que nos cobrem cada milionésimo de milímetro de tecido exposto, mucosas e pele, para nos proteger dos ataques de agentes externos.

Não sei o que isto possa significar para ti. Eu só acho que para sermos bem-sucedidos como espécie e como indivíduos, temos de abraçar o 1% humano e também o 99% alienígena. Sermos indivíduos independentes quer dizer também sermos interdependentes, ou então seremos cadáveres.

A tua vida social, de trabalho, financeira, de relacionamentos é uma cópia exacta deste sistema. O que parece um detalhe afinal não era, o que parecia estar só a atrapalhar, afinal era um elemento vital. Precisamos de abraçar tudo o que diga respeito a nossa vida. O que parece perfeito e o que parece alienígena porque tudo isso somos nós e são todas essas coisas que nos fazem os seres espectaculares que somos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.