Já passaste pela experiência de ter dado o teu melhor, ter feito um bom trabalho e ninguém reconhecer nem apreciar o teu esforço?
Acredito que todos já passámos por isso e não é coisa muito agradável, pois não?
Para te recordar, estamos a seguir uma série de artigos que falam das 9 Experiências Que Precisas Viver Para Seres Feliz.
[fancy_box id=3]Estas são as 9 Experiências que fazem uma pessoa feliz:
- Sentir-se Poderoso
- Ter Reconhecimento
- Conseguir Vivências Significativas
- Pertencer a Algo Maior
- Ser Dono do seu Tempo
- Dominar o Dinheiro
- Adquirir Determinados Conhecimentos
- Rodear-se de Boas Influências
- Influenciar Positivamente o Mundo (deixar um legado)
2ª Experiência: Ser Reconhecido e Apreciado
Acredito que a maior parte das pessoas não fazem o seu dever e mais um pouco a pensar no reconhecimento que irão ter. Não teria nada de errado, antes pelo contrário: fazer algo com o objetivo de ser apreciado é uma razão tão válida como qualquer outra.
Quando nos batem palmas e nos dizem “bom trabalho” nós sentimos que, o que fizemos, valeu a pena. Teve um impacto. Não foi tempo nem energia desperdiçada.
Sabemos, racionalmente, que nós temos valor independentemente do apreço ou falta dele, mas o que sabemos é uma coisa e o que sentimos e outra.
Estou certo? É claro que sim.
É por isso que todos gostamos de ser reconhecidos, apreciados. De alguma forma valida a nossa ação, e por isso, valida-nos a nós mesmos, sentimos que temos valor.
Contudo há pessoas que dão o seu melhor todos os dias e não recebem nunca nenhum sinal de apreço:
- Um empregado dedicado que faz o seu trabalho um pouco melhor do que seria de esperar, mas que não ouve um “parabéns”, nem um “obrigado”.
- Uma esposa que faz o almoço, ou o jantar, toma conta da roupa, da casa, dos assuntos dos filhos, e não ouve nunca uma palavra de apreço.
- Uma pessoa boa que se esforça pelo bem estar de outras pessoas, faz voluntariado, ajuda da melhor forma que pode e sabe, e volta à noite para casa como se não tivesse feito nenhuma diferença.
- Um patrão que investiu tudo o que tinha e não tinha, criou empregos, dedica todas as horas do dia e as da noite também para achar soluções e colocar a empresa lá em cima, e só ouve queixas e problemas, nem uma palavra de incentivo e de apoio de ninguém.
- Uma marido que dá o que pode e mais um pouco para ajudar a construir algo para a sua família, não tem um apoio nem sequer um “obrigado” nem da esposa nem dos filhos, parece que não faz mais do que a sua obrigação.
Algum a vez sentiste que não eras reconhecido pelo teu empenho e dedicação?
Quando recebemos o apreço de alguém parece que o nosso dia se ilumina. Parece que tudo passou a valer a pena.
O reconhecimento é tão importante que uma dia Napoleão disse:
“Os homens fazem coisas incríveis para receberem uma fitinha de tecido em reconhecimento, e usam-na orgulhosamente na sobrecasaca”.
Ele foi um líder tremendo, claro, e foi-o porque sabia a importância de valorizar as pessoas pelas coisas boas que conquistam sempre que vão um pouco além do dever.
Tenho uma coisa a confessar-te: Eu adoro o reconhecimento.
Sei que me foi ensinado que deveria fazer o bem sem esperar nada de volta, sei que me disseram que o nosso valor está em nós e não no que os outros pensam ou dizem de nós…
… Mas quanto dou o litro… quando faço o meu melhor adoro que coloquem um “like” no Facebook, ou façam um comentário a dar os parabéns.
Uma das formas de reconhecimento que mais me comovem e me fazem dar tudo por tudo naquilo que faço com a minha equipa é ter o meu nome na história de alguém.
Quando alguém conta como vivia em dificuldades e como as superou, e me agradece por que ter feito alguma coisa que fez a diferença no processo dessa pessoa…
… não há dinheiro no mundo que pague a sensação!!
Essa sensação de realização pessoal é tão forte que dou por mim a esquecer-me completamente do dinheiro que ganho ou deixo de ganhar e foco-me a 100% em criar condições para que mais e mais pessoas como tu possam contar uma história de vida feliz e que me possam incluir nessa história, pelo impacto positivo que tive.
São muitas essas pessoas e tu conheces muitas delas, se andas próximo de mim e da equipa há tempo suficiente.
Agora Vem a Parte Melhor Para Ti.
Na verdade, eu tenho um objetivo escondido, uma intenção ao escrever-te esta mensagem de hoje.
- A minha intenção é mostrar-te que SER FELIZ é mais fácil do que possa parecer. Como todas as coisas do mundo é algo que se aprende.
- Tenho a intenção de te ouvir contar a tua história de superação e gostaria de ter o meu nome nela, se mo permitires.
- Para isso vou dar-te a mesma oportunidade que me foi dada a mim.
Logo depois de fazeres a tua subscrição de somente 25 dólares, fala comigo no skype (rui-gabriel) para te indicar os próximos passos.
TU TAMBÉM IRÁS TER O TEU NOME NA HISTÓRIA DE OUTRA PESSOA! GARANTIDO!
< #1 Sentir-se Poderoso |
#3 Vivências Significativas > |
2 thoughts on “As 9 Experiências: 2- O Reconhecimento”