Como te sentirias se conhecesses um método, tipo fórmula, que pudesses usar sempre que quisesses e transformasse sonhos em realidade?

Acabar com as dívidas, comprar a casa, o carro, as roupas, os gadgets, fazer as viagens, usar o tempo da forma como muito bem te apetecesses…. Aposto que ficavas muito entusiasmado, não?

Todos querem alguma coisa e muitos de nós estamos prontos para fazer o esforço que for preciso para obtê-la. Tu tens os teus próprios sonhos, projetos, ideias que gostarias de realizar, e conheces pessoas que foram capazes de o fazer. Isso é o que vais aprender hoje, um método de fazer todos os teus sonhos realidade. Sim, leste corretamente: TODOS os teus sonhos.

Porque é que concretizar os nossos sonhos é uma ocorrência tão rara? Por que é que tantas pessoas, talvez até mesmo tu, desistiram de tentar torná-los realidade, e, muitas das que não desistiram avançam desesperadamente devagar?

As razões variam, mas há algumas que são bastante comuns:

  • Falta de dinheiro, falta de tempo, ou a “vida levou-me noutra direção”.

Na verdade, há apenas uma mão cheia de pessoas que realmente sabem como conseguir realizar os seus sonhos e conseguem-nos porque têm um método.

como tornar sonhos em realidade - o plano
Às vezes pode-se pensar que o sucesso é intuitivo e pode ser atingido com improvisos. Nada mais errado. Todo o sucesso é resultado de um planeamento cuidado e execução permanente.

A primeira coisa que tens de entender é que nada é impossível. Algo pode parecer-te impossível agora porque não sabes como fazer algo acontecer sob as atuais circunstâncias. No entanto, as circunstâncias podem mudar-se souberes o que fazer para isso.

Agora, eu estou no meio do movimento. Comprei a minha casa de sonho. A casa tem a cerca de 480 metros quadrados, com 3000 metros quadrados de terra, jardins e todos os tipos de árvores frutíferas, localizada bem no meio de um parque nacional com as raposas no meu quintal e falcões circulando em cima. Eu adoro isto, e agora tudo isso é meu.

Eu tinha vivido durante 9 anos numa casa alugada, velha, húmida e muito pequena para as nossas necessidades. Eu era feliz lá, apesar das condições de vida e sou grato à casa que abrigava a minha família e, frequentemente, meus amigos, por tantos anos.

Mas agora o meu sonho tornou-se realidade. Se me perguntasses na época em que vivia na casa antiga, se eu pensava possível eu  mudar-me para uma casa como esta, a minha resposta teria sido: “Isso é impossível”.

O facto é que as circunstâncias e a minha vida, mudaram, e mudaram porque eu mudei.

As mudanças ocorreram dentro de mim primeiro, depois os resultados dessa mudança tornaram-se visíveis, e mudaram a minha realidade.

O meu sonho impossível tornou-se realidade e algumas pessoas chamariam a isso um milagre. Conto a história toda da compra da casa com todos os detalhes noutro local, podes decidir aí se lhe irás chamar milagre ou não. Hoje a minha nova casa vai apenas servir como um exemplo da realização de um sonho impossível.

O que aconteceu comigo nesse período? É possível ensinar e duplicar o que eu fiz? A resposta é, sem dúvida, SIM.

Eu tenho usado este Método para transformar minha vida pessoal e aplicá-lo para o meu negócio regularmente. O que vais aprender hoje é o método passo-a-passo simples que eu uso.

 

O Método

Fazer coisas é uma ocupação, fazer as coisas de forma sistemática com a intenção objetiva e deliberada é um método. Isso é o que vais aprender.

Vais aprender a fazer as coisas de uma forma organizada e deliberada até chegares ao teu objetivo, por isso segue todos os passos um por um.

1.Tomar a decisão de iniciar o processo de transformação.

como tornar sonhos em realidade- decisao

Para comprar um café não precisas mudar a tua vida, mas a compra de sua casa de sonho requer um pouco mais de compromisso.

Sonhos grandes = compromisso grande. Tens de tomar a decisão de sair de sua zona de conforto, fazer algo diferente e aprender coisas novas.

Nada na tua vida vai mudar ainda para ti nesta fase da tomada de decisão, porque a mudança só irá ocorrer quando começares a mudar tu mesmo.

Toma a decisão e em seguida começa por mudar alguma coisa em ti. Muda alguma coisa que te possa estar a impedir de realizares o teu sonho.

Por exemplo: eu queria uma casa nova: comecei por mudar a crença de que “casas boas são para os outros” e comecei a criar a consciência de que eu mereço tudo de bom e que a minha família merece o melhor que eu lhe possa dar.

Depois comecei a ver casas, a lidar com agências imobiliárias, e a solidificar na mente a possibilidade de ter uma casa nova. Este processo mental e emocional, demorou um ano.

Queria ganhar dinheiro: comecei a valorizar-me mais. A entender melhor os desejos de mais pessoas e a cobrar mais dinheiro. Melhorei a minha auto-estima, aprendi mais coisas, e ganhei mais dinheiro como resultado da mudança que operei em mim mesmo.

Tu podes, por exemplo, começar a apreciar fazer coisas novas, aprender alguma coisa importante, deixar algum hábito, criar um novo hábito… Não tem que ser algo muito difícil ou importante. Às vezes, pequenas mudanças fazem muito mais diferença do que as grandes.

Se tiveres como objetivo ganhar mais dinheiro, começa, por exemplo,  recolher informação relevante aqui.

2. Estabelecer uma meta.

Quase certamente o teu sonho irá cair dentro de uma das seguintes três categorias: “Quero ter”, ou “eu quero ser”, ou “eu quero fazer”.

És livre para escolher qualquer coisa, mas trabalha num só objetivo de cada vez. Escolhe uma coisa e escreve-a. Por exemplo: “Eu amo o meu carro novo” ou “Eu sou um autor best-seller”.

Deves ser muito específico, descrevendo em detalhes teus objetivos, tanto quanto possível e como se já estivesses a vivê-los, agora mesmo.

Se um carro novo é o teu objetivo, deves escolher a marca e o modelo, um cheque para o preço do carro, e realmente sentir que o tens. Visualiza-te a conduzi-lo a cada dia e concentra-te no como isso te faz sentir.

Se o teu objetivo é viajar, escolhe o teu destino e faz o um diálogo interno de “memórias” da tua viagem. Tenta ser específico sobre o lugar, o hotel, o clima, a paisagem, os cheiros e os sabores. Lembra-te de te concentrares em como te sentes ao estar lá. Às vezes é útil colocar fotos ou notas para ti mesmo como um lembrete da tua experiência. Deixa-os por toda a casa e no trabalho, se achares que te é útil para sentires a emoção da sua realização.

Se o teu objetivo é ser financeiramente livre e trabalhar nos teus próprios termos, rodeia-te de pessoas que podem e querem ajudar-te e começa a conviver com pessoas desse ambiente

3.Vive o objectivo.

Analisa o teu objetivo e pensa em pequenos ajustes que possas fazer, ou novos hábitos que podes adquirir para ajudar a trazer esse objecivo para mais perto de ti, e faz isso todos os dias.

Por exemplo, se o teu objetivo é ser um autor best-seller, reserva um tempo específico todos os dias para escrever. Não permitas desculpas porque estás a viver o objetivo de autor best-seller com um prazo. Se o seu objetivo é comprar um carro novo, então vai ao stand e leva-o para um test drive as vezes que forem necessárias para te ajudar a sentir como se fosse mesmo o teu carro.

4.Executa ações.

Agora que estás a viver o teu objetivo, precisas tomar medidas. Só pensar positivo e sentires-te bem não te vai fazer chegar lá.

Começa com pequenos passos que podes facilmente dar. Se o teu objetivo é escrever um best-seller: toma medidas.

Precisas fazer as coisas que te aproximam da realidade de ser um escritor. Podes fazer a pesquisa através da leitura de outros best-sellers no género que preferires e descobrir o que os torna melhores vendedores, ter aulas de escrita criativa ou investigar formas diferentes de ser publicado. E certifica-te de que continuas a escrever todos os dias.

Se o teu objetivo é um carro novo, então pesquisa o carro que queres, vai ao stand e leva-o para um test drive, calcula quanto precisas pôr de lado todos os meses para o comprares, pesquisa fontes alternativas de rendimento.

O segredo para este método é realmente muito simples. Uma vez que tenhas decidido sobre o teu objetivo e o teu plano de ação, escreve-o na tua agenda, e executa as tarefas necessárias todos os dias, não importa o que possa acontecer.

Pode ser algo tão simples como deixar de lado 15 minutos por dia para meditar, para ir para uma corrida, ou para ler. Só porque algo é simples, não significa que não é importante para o teu processo de transformação.

Para as pessoas da minha lista de email eu envio regularmente ideias e sugestões de ações simples mas eficazes, como “subscrever uma newsletter” para estar conectado com informação relevante, ou comprar algo barato e fácil, para ter acesso a uma comunidade de pessoas que pensam como nós e com as quais podemos conectar-nos.

O facto de fazer algo é tão importante quanto aquilo que se faz. O facto de estares em movimento, mesmo que as tarefas não sejam perfeitas, que te aproxima do teu objetivo.

Quando não evitares já qualquer tarefa que definiste para ti mesmo numa base diária, sabes que estás no caminho para a transformação e tua vida vai mudar.

Existem dois momentos distintos, neste processo, o momento de pensar e o momento de agir.

como tornar sonhos em realidade- pensar e fazer

1- Há uma altura para pensar e, não deves agir. Pensa, avalia, toma decisões.

Pessoas que agem sem pensar começam a ter de fazer muitas coisas para corrigir erros que poderiam ser evitados se tivesse havido algum planeamento.

2- Por outro lado, depois de tomadas as decisões, não é altura de as pôr em causa, mas sim de agir.

Se começas a pensar quando deverias estar a agir vais acabar por inventar desculpas para não fazeres aquilo que sabes que era suposto ser feito. Podes estar muito cansado e pensas que irás fazê-lo mais tarde, ou que não é assim tão importante se não for feito hoje. Esse é o início das desculpas.

Precisas saber que o tempo para pensar já passou, é hora de começar a trabalhar.

Com o desenrolar deste processo, vais começar a notar as mudanças em ti mesmo e, em seguida, na tua vida.

Quando ganhas as rotinas de “pensar e fazer” podes reavaliar, medir, modificar (fase do “pensar”) e depois desenhas outro plano e executas (fase do “fazer”) e, já sabes: quando é tempo de pensar não é tempo de fazer e quando é tempo de fazer não é tempo de pensar.

Lembra-te que são as pequenas mudanças feitas consistentemente que te levam a grandes mudanças. Se fores persistente e consistente, podes chegar a qualquer objetivo que tenhas definido para ti mesmo num nível pessoal ou um profissional.

Vais até tornar-te numa pessoa melhor, e terás adquirido as habilidades e a confiança para ensinar as pessoas à tua volta, que te queiram seguir o exemplo.

 

 

3 thoughts on “Como Tornar Sonhos Em Realidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.