“Um homem pode falhar muitas vezes, mas não é um falhado até começar a culpar outras pessoas.” – John Burroughs
Se quiseres saber se caminhas para o sucesso ou para o fracasso analisa isto:
- “- A culpa do meu casamento falhado é da minha esposa (marido)?
- – A culpa pela minha falta de dinheiro é do patrão?, do mercado? do banco?
- – A culpa pelas dificuldades financeiras da minha empresa é da crise?, dos impostos?, dos clientes que pagam atrasados?
- – A culpa da minha falta de saúde é o stress? são os empregados?, são os colegas de trabalho?, é a vida apressada?
- – A culpa de eu não fazer o trabalho que me realiza é da economia?, da falta de empregos?
- – A culpa por eu ser infeliz é do(a) esposa? família? traições?, amigos da onça?
- – Fui enganado? (seja no que for).”
Se respondeste sim às perguntas que te dizem respeito, tenho uma má notícia para te dar: vais em direcção ao fracasso, sem a mais pequena sombra de dúvida. E vou dizer-te porquê:
Quando culpas os outros, ou as circunstâncias, pelas coisas de que não gostas, que te mantêm doente, acorrentado, limitado, infeliz, etc., estás a levantar a bandeira da rendição incondicional.
Estás a dizer para o mundo e para ti mesmo que tu não tens poder, que outras pessoas e acontecimentos comandam a tua vida e não há nada que possas fazer em relação a isso. Estás a entregar a tua liberdade e o teu poder nas mãos dos ditos “culpados”.
Se por outro lado assumires toda, sim TODA, a responsabilidade pelo rumo dos teus acontecimentos, estás a declarar que, fizeste o que fizeste, o resultado foi o que foi. Sem dramas e sem vitimizações. Depois podes modificar esse resultado quando quiseres, basta quereres meter mãos à obra.
Esta atitude de responsabilidade é altamente libertadora. Ela reconquista para ti a liberdade de decidires o teu destino e de o moldar como tu entenderes. Não tens de te armar com falsas modéstias e desatar a dar-te como culpado pelos males do mundo.
Tens é de assumir a responsabilidade.
O culpado pela queda da casa pode ser o furação, mas a responsabilidade pela construção é do construtor.
Artigo Relacionado: Temos Sempre O Que Merecemos
Chegado a este ponto da leitura quase consigo ler os teus pensamentos: “bonito na teoria, mas a culpa pelos meus problemas não é nem nunca foi minha, eu sempre fiz o meu melhor e estou na situação em que estou…”
Nesse caso, faz de conta que não leste ainda este artigo, manda o teu ego lá fora apanhar ar, e volta a ler tudo desde o princípio.
Artigos Relacionados:
– 9 Sinais De Que Vais Ter Muito Sucesso, Sem Teres Uma Bola De Cristal
– Haverá Sucesso Sem Compromisso Total e Absoluto?
6 thoughts on “Culpa e Responsabilidade, no Sucesso e no Fracasso”