“O treino é a aprendizagem das regras. A experiência é a aprendizagem das excepções.” – Kathy Wagoner

Porque será que se dão tantos treinos de “liderança”?

O que tem a liderança de mais que não tenha o seguidismo?

Penso que seria muito mais interessante e útil aprender a ser “seguidor”, já que é algo que todos somos mas que nunca aprendemos a ser, pelo menos é o que penso.

E como o que penso é o que eu faço, aqui vai a lista do “curso de seguidismo” que estou a estudar e ao qual que vou chamar (inventado agora mesmo):

COMO SER UM SEGUIDOR DE SUCESSO EM 8 LIÇÕES:

  • Lição 1: Identificar líderes que apontem o caminho adequado ao objectivo.
  • Lição 2: Aprender a deixar o ego de lado, a fechar a boca e a abrir os ouvidos.
  • Lição 3: Fazer coisas aparentemente sem sentido com uma convicção assente na confiança da intuição de que estás no caminho certo.
  • Lição 4: Humildade activa: adquirir a disciplina da discussão e do esclarecimento, em conjunto com a da obediência, fazendo algo mesmo que não estejamos de acordo nesse aspecto específico.
  • Lição 5: Colaborar para o bem-comum, sem protagonismo nem receber aplausos.
  • Lição 6: Procurar sempre servir, ser útil e prestável, mesmo sem nenhum reconhecimento.
  • Lição 7: Saber que é mais importante o processo que o objectivo, ou seja, que a forma de fazer uma coisa é mais importante que o seu resultado.
  • Lição 8: Desenvolver a capacidade de convocar e mobilizar outras pessoas para executarem um projecto do qual até podes duvidar, ou poderás não concordar com alguns dos seus aspectos.

Estes são algumas das competências que deve ter quem quer ser seguidor, e que eu mesmo estou a desenvolver (com muito esforço, diga-se de passagem. É que tenho um ego resistente).

Agora a parte gira:

Imagina que tu fazes este curso e dominas a 100% as competências ensinadas nas 8 lições. Ter-te-ias transformado num Seguidor perfeito, ou antes num Líder perfeito?

Volta a ler as 8 lições. Não te terias transformado num líder?

Claro que sim, desenvolvendo-te como seguidor desenvolves-te como líder, porque de facto ambas as situações são faces da mesma moeda.

Todos os líderes são seguidores e todos os seguidores são líderes. Não te iludas pensando que poderás liderar se não tiveres as qualidades de seguidor, e não penses que poderás ser um seguidor de sucesso sem que outras pessoas não te sigam e queiram aprender contigo.

Um dia destes irei criar um minicurso para ensinar a ser seguidor, assim que tenha dominado este assunto. É que enquanto vais aprendendo e seguindo regras e instruções, vais ganhando a experiência que te fará captar a força oportuna das excepções. Obrigado Kathy Wagoner, pela tua frase tão inspirada (dora).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.