A sexta coisa de que precisas para seres livre é escolheres as tuas influências.

Todas as pessoas são influenciáveis. Aquelas que dizem que não se deixam influenciar, simplesmente foram influenciadas por pessoas que dizem que não se deixam influenciar.

É um dos primeiros sinais de liberdade é podermos estar próximos de quem traz algo de proveitoso para o nosso caminho, ajudar e deixar-se ajudar, e ao mesmo tempo podermos estar afastados das pessoas negativas, da negatividade em geral, da tv, jornais e revistas que se limitam a dar informações inúteis, e a mostrar uma versão parcial do mundo que não corresponde com o mundo livre no qual queremos viver.

Precisas saber o seguinte: A tua atenção faz realizar e aumentar aquilo em que se foca. Lembro-me sempre do exemplo do miúdo a andar de bicicleta porque me lembro de ter acontecido precisamente isso comigo quando eu era criança.

“Quando eu estava a aprender a andar de bicicleta praticava no adro da igreja mesmo em frente da minha casa. O espaço era amplo, plano e perfeito.

Porém havia (e ainda há) uma palmeira precisamente no meio. É escusado dizer que, apesar de 99% do espaço estar livre da palmeira, todos os miúdos iam lá bater invariavelmente.

Porquê? Porque todos estávamos tão concentrados em “não acertar na palmeira” que a nossa atenção ia para a palmeira. Claro que para onde vai a nossa atenção, vai a nossa trajectória.

O meu nariz a sangrar era prova de que esta teoria funcionava. Tivemos de aprender a focar a nossa atenção no espaço à volta e não na árvore.”

Esta história vem na sequência das influências. Elas são em grande parte responsáveis por orientar a nossa atenção numa ou noutra direcção e, por essa via, são em grande parte responsáveis pelo rumo da nossa vida e pelos nossos resultados.

A maior parte das pessoas, a maior parte das vezes não escolhe as suas influências. Algo tão importante como isto é deixado completamente ao acaso.

Relacionam-se mais ou menos com as mesmas pessoas que frequentam os mesmos espaços e esse é o critério: passo tempo e converso com quem esteja no mesmo espaço que eu num determinado momento: no bar, no trabalho, no autocarro, no médico, em casa.

Existe um fenómeno curioso na nossa mente que é tendermos a procurar pessoas e ideias que estão mais ou menos de acordo com as ideias que já temos, e filtramos o resto.

Este é um fenómeno inconsciente. Tens as suas vantagens pois nos traz a sensação de que estamos a pensar correctamente (“toda a gente” à nossa volta valida a nossa forma de pensar) e isso da-nos uma sensação de segurança. Esta é a razão.

Contudo essa sensação de que estamos a pensar correctamente porque toda a gente pensa da mesma forma, é somente isso mesmo: uma sensação. Não corresponde com a realidade.

Falei antes da necessidade de cruzar ideias com pessoas diferentes, como forma de expandir a mente. Agora falo-o de novo como forma de reorientar a nossa vida na direcção para onde queremos ir.

Vou dizer-te como fazer para Orientares Sempre a tua Vida na Direcção Correta, para onde de facto queres ir:

  • 1- Saber o que pretendes
  • 2- Reunir recursos (tempo, dinheiro e competências)
  • 3- Achar aliados (e conectares-te com o tempo, dinheiro e competências deles)
  • 4- Escolher mentores (que já percorreram o caminho que pretendes percorrer)
  • 5- Traçar um plano (do grande para o pequeno, até ao nível de detalhe de colocar tarefas específicas na agenda)
  • 6- Colocar acção massiva nesse plano durante o tempo que for preciso.

Se prestaste atenção reparaste que, de 6 passos, os dois centrais estão directamente relacionados com “influências” e, garanto-te, sem qualquer um deles estás condenado ao fracasso pelo simples facto de, se não escolheres activamente os teus aliados e mentores, vais acabar por ter de aceitar o que te aparecer na frente.

Uma coisa posso garantir-te: se não és tu quem escolhe por quem te queres deixar influenciar, alguém irá escolher por ti (a tv, jornais, novelas, amigos de ocasião…) e aposto que esse alguém não está minimamente interessado no teu sucesso.

A sétima coisa de que precisas para seres livre é Abdicar Da Liberdade de Escolha, Escolhendo.

 

(<<- Ir Para o Início da Série) (Continua Aqui ->)

 

2 thoughts on “Escolhe Por Quem Te Deixas Influenciar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.