“Oitenta porcento do sucesso vem de nos expormos.” – Woody Allen

Eu gosto do Woody Allen pela forma simples de nos desconcertar.

O teu sucesso está directamente relacionado com o teu valor e a forma como comunicas esse valor (exposição).

Podes ser o melhor profissional do mundo na tua área, mas se não te expuseres nunca terás muito sucesso. Por outro lado, podes saber fazer uma ou duas habilidades ou ter um ou dois talentos que podem servir algumas pessoas e ficar rico no processo transmitindo esses talentos a quem os apreciar.

Não esperes ter todas as respostas nem ter todas as ideias claras, nunca as terás.

Mas vai-te tornando melhor, mais valioso todos os dias e vai comunicando esse valor, expõe as tuas forças e debilidades, dúvidas e soluções.

De repente vais reparar que um grande sucesso pessoal entrou na tua casa e sem sequer te teres apercebido de ele ter batido à porta.

Depois ouves alguém dizer: “eu também faço isso, e muito melhor que ele! Como é que ele tem tanto sucesso e eu não?” Ouves isto de um cozinheiro teu amigo em relação ao Jamie Oliver, de um músico de conservatório em relação aos Mind Da Gap, de um pintor reformado em relação ao Miró, de um futebolista amador em relação ao amigo chamado para a 1ª liga, um escritor de poemas caseiros em relação ao amigo recém publicado.

Poderias encher três vezes o mundo com o talento enterrado que nunca irá servir ninguém somente por medo de exposição.

Quando te expões apresentas-te ao mundo como és, com medo do ridículo, das críticas, das desilusões e do fracasso, mas expões-te mesmo assim porque a alternativa seria ceder ao medo e morrer na casca com a desculpa de que “eu sou muito modesto” ou, pior ainda, “eu sou tão bom que irão descobrir os meus talentos por si mesmos“.

Não cometas estes erros. Expõe-te. Isso, por si, vale 80% do teu sucesso.

Poderás vencer somente se desenvolveres os restantes 20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.