“Na vida, não existem soluções. Existem forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções.” – Antoine de Saint-Exupéry

Eu gosto de chamar a estas “forças em marcha” o “um bocadinho assim”, aquelas pequenas coisas que vais criando e que, compactadas pelo tempo, produzirão os resultados esperados.

Em Maio passado tomei a decisão de ganhar mais 20 mil euros este ano do que ganhei o ano passado. É claro que não pensei aumentar o número de horas de trabalho, até porque estou num processo de redução dessas mesmas horas (fica para outro post), mas em aumentar o rendimento. Se calhar estás a pensar “isso é muito bonito: ganhar mais 20 mil euros, mas em tempos de crise, sem aumentar as horas de trabalho, essa ideia não passa de um desejo.”

É claro que tens razão se não tiveres em conta o poder de “o bocadinho assim”. Eu não vou atrás do resultado, eu vou atrás “das forças em marcha”, vou procurar as pequenas coisas que colocarão as rodas em movimento. E foi o que fiz.

– Uma das coisas que realizei foi o compromisso com este blog. Estava mais ou menos abandonado e comecei a escrevê-lo com mais regularidade, até conseguir encaixá-lo no meu horário diário (verifica os número de posts por mês para veres a progressão).

Eu gasto uns vinte minutos diariamente a escrever “O Frases” e esses vinte minutos são uma lufada diária de ar puro no meu dia: sou obrigado à leitura, à reflexão e meditação. Sou obrigado a abrandar o ritmo e a tirar tempo para mim. Esse é o primeiro efeito positivo.

O outro efeito é que, por causa deste blog, várias oportunidades surgiram e muitas outras irão surgir, conheci pessoas novas, tenho leitores em todo o mundo, a minha lista de subscritores cresce todos os dias. Em relação ao meu objectivo, estes 20 minutos diários conseguiram-me já uma pequena fatia dos 20 mil euros adicionais.

– Escrevi um pequeno livro e coloquei-o gratuitamente na internet. Demorei 3 dias a escrevê-lo, tem 2050 downloads até agora, mas continua online. Fiz o trabalho uma vez mas os resultados perpetuam-se. Desse livrinho resultaram vários contactos, conheci mais pessoas interessantes e surgiu uma oportunidade de rendimento de alguns (bons) milhares de euros. Mais uma força colocada em marcha.

– Estou em colaboração diária com um grupo de Internet Marketers de língua portuguesa. Participo na sua rede social, ajudo e ensino o que sei, peço ajuda para o que não sei. Desse contacto diário de alguns minutos criei uma base de contactos de mais de 400 pessoas, algumas delas muito interessantes e criei uma fonte de rendimento automático por afiliação (verifica o formulário aqui ao lado e os banners).

Desta “força em marcha” tenho rendimentos modestos, mas diários. Ao final do ano representarão uma boa parcela do meu objectivo.

Há mais, mas ficam para outra ocasião.

O ponto é: queres atingir um objectivo?

Cria primeiro as condições: reduz esse objectivo a “tarefas pequenas”, coisas que possas executar em alguns minutos diários e que não interfiram com a tua vida ocupada.

Isso é “o bocadinho assim” que vai colocar as “forças em marcha”. Quando deres por isso estás lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.