“Anuncia o Evangelho em todos os momentos e, quando necessário, podes usar palavras.” – S. Francisco de Assis

Quando achares que o mundo evolui linearmente, que hoje somos mais avançados que os nossos antepassados, que somos mais evoluídos que os medievais, pensa de novo.

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido por São Francisco de Assis, viveu no século XII. Um líder do mais alto nível, com um entendimento da natureza humana, como nenhum de nós tem.

Um dia destes um amigo meu e eu estávamos a falar de religião, religiosidade e de milagres, o nome de São Francisco veio à baila porque ele é uma das pessoas a quem a tradição católica atribui muitos. O meu amigo não acredita em milagres e, definitivamente, não acredita que São Francisco os tenha feito.

Perguntei-lhe se o conhecia, se sabia da sua história, daquilo que tinha dito e que tinha feito. Sabia pouco.

É claro que, quem sabe pouco, acredita pouco. Eu não tenho nenhuma dúvida de que São Francisco fizesse milagres, ficaria admiradíssimo se não os fizesse!

  • Como é que alguém com o carisma, o entendimento do mundo, da natureza, da natureza humana pode não transformar em ouro tudo aquilo em que toca?
  • Como é possível que alguém como ele, com ideias, conhecimento e com compromisso de 120% com um projecto de vida transformador pode não fazer renascer tudo o que está morto e curar tudo o que esteja moribundo?

Estou a ouvi-lo hoje, lá desde o Século XII: “cada cabelo teu anuncia a boa nova cada passo, cada olhar, cada respiração e, de vez em quando…. cada palavra também.”

Na linguagem de hoje, em vez de “anunciar” diríamos “comunicar”. Não sei o que terás para comunicar, quais as tuas ideias, os teus projectos, negócios, filosofias. Mas sei que a forma de o fazeres é seguindo os conselhos deste génio do marketing, com 800 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.