Quando conheci a história da infância e juventude do Cristiano Ronaldo fiquei impressionado pelo processo quase inacreditável que o levou ao topo do mundo.

Cada vitória e cada derrota que sofreu tornaram-no mais apto, mais preparado. O Ronaldo número 1 do mundo NÃO É o mesmo Ronaldo que saiu da Ilha da Madeira com 11 anos de idade e não é só porque cresceu fisicamente ou porque ficou mais velho. Não.

Nunca Te Esqueças Das Tuas Origens (O Sétimo Mandamento de CR7 Para o Sucesso

Ele deixou de ser o Cristiano quevivia naquelas circunstâncias e tranformou-se noutra pessoa, numa que ganha taças e campeonatos, e que ganha milhões por ano.

Não é o mesmo. É outro.

Da mesma forma eu, só iniciei o caminho do sucesso quando deixei de ser o Rui Gabriel falido, com a mentalidade que tinha, o sistema de avaliação que possuía, que me levavam a tomar decisões erradas.

Antes de conseguires o que desejas, precisas transformar-te na pessoa que atrai o que desejas.

Talvez este processo seja simultâneo: enquanto persegues o teu objetivo, os desafios, vitórias e derrotas vão-te transformando naquela pessoa que atrai para si o resultado.

No final, vais, ver, como eu vejo em mim e no Ronaldo, não é tão importante o resultado, quanto a pessoa em que te transformaste no processo.

Confuso? Acredito.

É que a lição do Cristiano Ronaldo de hoje é: “nunca esqueças as tuas origens” e eu estou aqui a dizer que precisas deixar de ser a pessoa que és para te transformares naquela versão de ti mesmo que atrai resultados.

Parece uma incongruência, mas não é.

É que, sendo tu uma pessoa realizada, ou em processo de realização, há muitas pessoas que procuram um caminho para serem mais felizes, atingirem os seus sonhos, terem vidas melhores. E tu, se te esqueceres de onde vistes e te focares no teu resultado e no teu objetivo, poderás olhar superficialmente para essas pessoas sem te aperceberes de uma coisa VITAL para o teu sucesso:

“Realizas o teu sonho, quando ajudas o número suficiente de pessoas a realizarem os sonhos delas”

Por isso não podes nunca esquecer de onde vieste, das dificuldades que tiveste de ultrapassar.

Isso permite-te ao mesmo tempo ser compreensivo com os outros mas também ser desafiador para essas pessoas. Desafiá-las a superarem os medos, as inseguranças, pois tu sabes que nada disso é mais do que ilusão. Tu sabes, Tu passaste por lá.

Podes ler todos os artigos da série “Os 7 Mandamentos de Cristiano Ronaldo”aqui.

Agora mesmo, acredito eu, podes estar a pensar: “quem me dera ter esse problema, de ter tanto sucesso que me esqueça das minhas origens!” na situação em que estou esse seria um ótimo problema para se ter”.

Acredita: não precisas ser rico ou bem-sucedido para ser um idiota. Podes ser um idiota agora mesmo.

Mas precisas compreender e desafiar-te a ti mesmo e aos outros constantemente pois é daí que vem todo o sucesso. Compreender, e desafiar.

  1. Compreender: Lembrares-te de onde vieste
  2. Desafiar: levar-te a ti mesmo e aos outros a outro patamar.

Aqui reside todo o sucesso em todas as formas de liderança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.