O que tem um futebolista como Cristiano Ronaldo a ensinar a um Internet Marketer como eu? Três coisas eu aprendi. A primeira foi isto :

“O porto de onde parte um navio não determina o seu destino.”

Não sei bem de onde vem o instinto natural de resistir à mudança. Cristiano Ronaldo não tem o sucesso que tem ficando na posição em que nasceu. Não há sucesso sem crescimento nem crescimento sem mudança.

Acredito que o berço nos influencia, da mesma forma que o ambiente em que vivemos nos influencia e da forma como a genética nos influencia.

Acredito também que podemos mudar o ambiente em que vivemos e podemos mudar a nossa genética sempre que tenhamos um sonho suficientemente grande.

Todas as lindas histórias de superação que nos inspiram, como a de Cristiano Ronaldo, têm algo em comum:

“Parecia que todas as circunstâncias eram desfavoráveis mas essas circunstâncias foram mudadas.”

O segredo do berço não determinar o destino é este:

“Aprender como mudar as circunstâncias, o ambiente, as influências”.

Cristiano Ronaldo (CR7) nasceu numa família pobre da ilha da Madeira, filho de uma cozinheira e de um jardineiro municipal, que viria a falecer devido a problemas relacionados com álcool.

(Cristiano Ronaldo com a família)

Conheço uma madeirense que se recorda de ver o Cristiano a faltar às aulas para jogar à bola na rua, com os amigos e a chegar a casa com os pés a sangrar por jogar descalço.

Jogou futebol em jogos de bairro e em clubes amadores, o primeiro tinha por nome “Andorinha”. Nesse processo, foi simplesmente fazendo o melhor com as circunstâncias que tinha. 

Nunca se teria tornado na pessoa e no profissional que é se tivesse ficado ali, “junto do berço” e um dia foi preciso dar um enorme salto na fé, e assumir um rumo definitivo para a sua vida.

 

 

Só tinha 11 anos quando atravessou o mar e foi para Lisboa, para jogar no Sporting Clube de Portugal.

Este foi o ponto de viragem na vida de Cristiano Ronaldo. Ao aceitar transferir-se para o Sporting, Ronaldo teve de deixar a família na ilha da Madeira e aprender a viver sozinho sem a ajuda directa de nenhum parente.

Começou aqui! O “berço” terminara a sua influência, “o barco deixou o porto e iniciou-se a viagem para o destino.”

Consegues imaginar a coragem e confiança que é preciso uma criança de 11 anos ter para viver longe da família e perseguir um sonho?

Consegues imaginar os amigos, vizinhos, familiares a dizerem-lhe que “tu não és mais que os outros”, “deixa-te disso e vai ajudar o teu pai”, ou “quanto mais alto se sonha maior é a desilusão”

… já ouviste coisas destas? Todos ouvimos.

O que determina o sucesso é:

  1. A capacidade que tenhas, ou venhas a desenvolver, de ter clareza acerca daquilo que queres e do caminho para chegar lá.
  2. A coragem de dar o primeiro passo e todos os passos seguintes nessa direção, sem desculpas, sem medos, sem pensar duas vezes.

Vai chegar um dia em que vais acreditar que o teu berço não determina o teu futuro e vais viver também de acordo com a crença verdadeira de que podes mudar todas as circunstâncias, até a genética, para te tornares naquilo para que vieste a este mundo.

Vais transformar-te todos os dias, numa versão melhorada de ti mesmo. E digo-te duas coisas: é isso que eu faço e não há forma mais empolgante de se viver.

Eu acredito que tu já começaste esse processo e estou aqui para te desafiar a dar um passo em frente: a provocar as mudanças que tanto procuras.

Eu mudei a minha vida a nível de saúde, de relacionamentos, de realização pessoal e profissional quando mudei a minha vida a nível financeiro. Pessoalmente comecei por aí: dinheiro. E comecei por receber informações verdadeiras nesta página aqui (abre numa nova janela).

E ganhei montanhas dele, e ganho montanhas de dinheiro. Mas o que é interessante é que depois de teres o dinheiro, vais reparar que nunca o dinheiro foi o mais importante, o que foi mesmo importante foi a pessoa em que te transformaste no processo.

O berço ficou lá longe e mal se pode ver do sítio onde te encontras agora.

Ele nunca determinou o destino, mas agora tens consciência disso. 

…………..

Recebe os meus emails: subscreve aqui.

…………..

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.