Não tenho muito tempo hoje, por isso vou colocar aqui tudo o que tenho para dizer, de forma rápida e sucinta (como tu gostas de ler).

Muitas pessoas não têm sucesso na realização dos seus objetivos porque estão sempre a tomar as mesmas decisões, todos os dias, todos os dias e por isso não avançam.

Não entendem o significado e o poder de uma coisa chamada:

COMPROMISSO.

Acredito até que grande parte das pessoas nem saiba bem o que isso é.

Algumas acham que é algo como “ter palavra” ou “não faltar com a palavra dada”, e isso não está errado, mas é um pouco pequeno.

Compromisso significa entregar a liberdade de escolher, escolhendo. Significa abdicar livremente da liberdade de escolha após uma decisão.

Significa que, tomada uma decisão, não tens de voltar a tomar a mesma decisão de novo, mas sim refinar em cima disso.

Quando tomas a decisão de fazer exercício todos os dias a uma determinada hora, não tens de decidir fazer ou não fazer exercício nesse horário. Quando chega a hora de executar, executas pois a decisão está tomada há muito tempo. Quando a tomaste, abdicaste da liberdade de poder ou não fazer. Fazes.

Uma vez que a tua energia não fica dividida entre “fazer ou nao fazer exercício hoje”, podes decidir que tipo de exercício irás fazer, reafirmar os teus objetivos, afinar o plano de treino.

Deixar de ter opções é imprescindível para o progresso: decisões tomadas automaticamente, cada dia é construido em cima do dia anterior.

Quando se toma a decisão de deixar de fumar, é igual. Uma vez que está decicido que deixaste de fumar, entregaste voluntariamente a liberdade de fumar ou não fumar, e a tua única opção é fazer outra coisa que não seja fumar.

Se decidiste ganhar 1000 dólares por dia e tens um plano de ação para colocar em marcha não tens a liberdade de fazer ou de não fazer. Só tens a liberdade de fazer o que decidiste, porque entregaste a liberdade quando fizeste uma escolha.

Escolher é sempre deixar coisas de lado. Ter liberdade é sempre largar coisas e não voltar a tê-las para ter outras muito melhores para nós.

Se a cada momento tiveres de decidir tudo, estás sempre o mesmo lugar: se vou ou não casar com a mulher ou o marido, se vou ou não fazer isto, ou fazer aquilo…. se tenho este objetivo ou outro….

Quando nao há compromisso, cada dia podes andar a remar numa direção diferente. O compromisso significa dizer uma vez sim, e daí para a frente todos os sins consequentes com esse estão automaticamente dados.

Uma pessoa que deixou de fumar não tem de decidir deixar de fumar a cada vez que vê um cigarro, ou uma pessoa que decide não comer doces, nao pode continuar a decidir se come ou nao a cada vez que vê um doce…

… Vai perder essa batalha porque precisa de força de vontade, constante todos os dias. Um dia vai cansar-se e deitar tudo por terra.

Quando se toma um decisão e um compromisso, diante do doce…. nem sequer vês o doce,.. diante do cigarrro, nem sequer vês o cigarro, ou a garrafa de bebida… sentes aversão a essas coisas e manténs-te automaticamente afastado.

Por outro lado, pela positiva é a mesma coisa: exercício físico, dinheiro, amigos, família.

Quando tens enraizado o COMPROMISSO tudo é fácil.

É fácil fazer exercício, simplesmente porque nem colocas a possibilidade de não o fazer.

É fácil largar hábitos nefastos, é fácil ganhar dinheiro, é fácil ser-se bem sucedido porque todos os desafios que enfrentares vão achar da tua parte um SIM AUTOMÁTICO.

E é com acumulação massiva de “sins” a desafios que se progride.

É preciso força de vontade? Não.

O que é  preciso é tomar uma decisão e ter a disciplina de não permitir a entrada na tua mente de dúvida, segundas opiniões, “deixa cá pensar melhor”, “mas talvez não seja preciso ser tão radical”, e outros truques da mente para manter viva a ilusão de que podes escolher agora, o que já escolheste há muito tempo atrás.

Isto é COMPROMISSO e o compromisso é a força que te permite a cada dia tomar decisões diferentes, construidas em cima das decisões do passado.

Vão dizer que tens uma grande força de vontade, e que “eu nunca conseguiria fazer isso que tu fazes” mas essas são somente palavras de quem não entendeu ainda que com COMPROMISSO tudo é possível.

Nunca começas do zero. A tua progressão é imparável.

NADA É IMPOSSÍVEL.

 

One thought on “O Segredo Para Nunca Começar do Zero: COMPROMISSO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.