Estou de férias. Algarve. Fui comprar conquilhas. Conquilhas são bivalves muito populares, apanhados nas praias onde existem em grande quantidade.

Aprendi uma lição de marketing.

Quando parei à entrada da praça do peixe para olhar para a caixa de esferovite cheia de conquilhas, a avaliar a sua frescura (perfeita, por sinal) veio um homem, vendedor, a reafirmar que eram “frescas, sim… todas vivas”.

Pedi então 3 medidas, comentando ainda que eram bem gradas apesar da época balnear e o consumo elevado, que deixa normalmente para a 2ª quinzena de Agosto as mais pequenas.

Enquanto estava a despejar as conquilhas para um saco, começou o vendedor a falar da época balnear e do facto de não deixarem os mariscadores mariscarem durante o dia nas praias por causa dos turistas.

Lamentava-se de ter de ir trabalhar de noite, e que até era perigoso porque havia traficantes e contrabandistas nas praias durante a noite. 

O aspeto dele, por sinal, bastante próximo desta imagem, muito magro e desdentado apesar de ter menos de 40 anos.

Eu via na minha mente aquele homem como um dos traficantes e contrabandistas, sabendo pelas suas palavras em seguida que havia impedimentos legais à apanha das conquilhas, não entendi bem se eram atuais ou já tinham acontecido …

… “toxinas, dizem eles! Como se isto pudesse ter alguma toxina!”

Nesta altura, estava ele com o saco na mão para mo dar.

Eu, que antes vira conquilhas grandes, vivas e frescas, via agora contrabandistas, toxinas e atividades ilegais.

O meu impulso foi dizer que já não era preciso, que tinha decidido comer outra coisa, mas acabei por agarrar o saco e pagar os 10 euros ao homem.

Indo da direção do carro, ainda me passou pela cabeça deitar as conquilhas fora… não fossem elas ter toxinas… que se lixassem os 10 euros.

Lembrei-me de pessoas a explicarem que o multinível não é “esquema” nem “pirâmide” a pessoas que não perguntaram nada disso. Provavelmente, depois da explicação… ficam a pensar se não será mesmo pirâmide… seja lá o que isso fôr (sim, não sabem o que é, só sabem que não pode ser coisa boa. LOL )

Lição de marketing aprendida:

NUNCA RESPONDAS A PERGUNTAS QUE NÃO TE COLOCARAM. Sendo ao mesmo tempo escrupulosamente verdadeiro em tudo o que digas.

Lembra-te sempre desta frase: “Tudo o que Não é importante dizer É importante não dizer.”

isto eu aprendi há muito tempo, quando me pus a explicar o processo de refinação e os perigos do açúcar para a saúde… num artigo que li não sei onde…

… e a pessoa só queria comprar um pacote de açúcar, no supermercado onde eu trabalhava. Quase consegui convencê-la a não comprar, como o homem das conquilhas fez hoje comigo.

[subscreve a minha newsletter de treino em vendas online aqui]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.