“O trabalho expande-se por forma a ocupar todo o tempo disponível para a sua realização”. – Lei de Parkinson, Cyril Parkinson

Se quiseres algo feito rapidamente delega essa tarefa em alguém muito ocupado. Ele a realizará depressa e bem. Se a delegares em alguém que tem muito tempo disponível, vais ver que o prazo será largamente ultrapassado.

Porque é que é assim? Simplesmente porque, de acordo com outra lei famosa, a de Pareto, 80% do trabalho é realizado nos últimos 20% de tempo disponível.

Se souberes como colocar estas duas leis do comportamento humano ao teu serviço, nunca mais falharás um prazo, duplicarás a tua eficácia enquanto trabalhador, multiplicarás os teus rendimentos e o teu tempo.

Procura pessoas com pouco tempo para colaborarem contigo, impõe prazos curtos a ti mesmo e, profissionalmente, foge das pessoas desocupadas.

Mais produtividade, mais tempo disponível e mais dinheiro na conta bancária não são resultados de desprezar, e podes atingi-los usando inteligentemente estas duas leis no teu dia a dia.

2 thoughts on “Parkinson e Pareto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.