“Eu vi o anjo no mármore e esculpi até o libertar”. – Miguel Ângelo

De certeza já te perguntaste porque é que algumas pessoas têm tanto sucesso (seja que tipo de sucesso for) e tu não tens nenhum, ou tens tão pouco. Todas as pessoas de muito sucesso são visionários.

“Mas eu também sou sonhador!” , “Também tenho pensamento positivo”, “também imagino e visualizo o meu futuro sorridente, rico e feliz”. Já ouviste falar de visionários, mas podes facilmente confundi-los com sonhadores.

Um visionário é como um sonhador, daí a confusão: é alguém que vê o que não está lá.

  • Mas enquanto o sonhador vê uma árvore numa pedrinha do chão, o visionário vê-a na semente.
  • O sonhador vê uma fortuna na lotaria, o visionário numa oportunidade.
  • O sonhador vê a mulher da sua vida (ou a sonhadora vê o homem) numa atriz famosa e linda (ou num músico lindoooo de morrer) lá em Hollywood, o visionário vê-a em alguém ao seu lado em quem ninguém mais tinha reparado.
  • O sonhador deleita-se a imaginar aquela viagem, o visionário vê o que fazer para a tornar realizável.
  • O sonhador gostaria de ser médico, o visionário estuda para entrar na faculdade de medicina.

Então, enquanto o visionário vai agindo com base na sua visão do futuro, o sonhador, frustrado, ainda lhe diz: “isso nunca irá acontecer, és demasiado pobre, ou velho, ou gordo, ou baixo ou fraco.

E é aqui que se vê se tu és um sonhador ou um visionário: Se não iniciares a acção ou, iniciando não a levares às últimas consequências, és um sonhador. Se lutas e arranjas alternativas, não te dás por vencido ou vencida, poderás ser um visionário.

Contudo, mesmo assim podes não estar a ser visionário, mas somente a ser teimoso.

Como saber uma coisa dessas? Como saber se és visionário ou estás somente a ser um sonhador teimoso?

Muito simples: as tuas acções, com o tempo, estão a aproximar-te do teu objectivo ou estás agora na mesma posição em que estavas há uns tempos atrás? Estás a começar a ver uma asa do anjo no mármore? Aquilo que semeaste brotou nem que seja somente numa folhinha minúscula?

É que corres o risco de ter semeado uma pedrinha e esperar que cresça uma árvore e isso nunca irá acontecer mesmo que tu nem durmas a tomar conta dela.

2 thoughts on “Quem Quer Ser Visionário?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.