O sucesso é medido pela forma como se lida com a frustração.

Algumas pessoas dizem “estou desmotivado” querendo referir-se ao facto de terem tentado muito, trabalhado, lutado e o resultado esperado não apareceu.

Esta pessoa não está desmotivada. Está frustrada, e isso é uma coisa boa.

A desmotivação vem da inércia. A frustração vem da ação. Quando uma pessoa sabe que deveria fazer uma coisa e não a faz, fica desmotivada. A energia dela foi sugada pela inércia, juntou-se com algum sentimento de culpa e a pessoa ficou ali, sem energia, demotivada.

A frustração vem da ação. Uma pessoa tem um objetivo, traça um plano, cria espectativas. Depois coloca o plano em ação durante algum tempo, esperando ver cumpridas as expectativas.

Porém o que se espera e o resultado podem não estar de acordo, e normalmente não estão.Isso gera aquela frustração que bem conheces..

Para algumas pessoas o facto de as expectativas não corresponderem aos resultados fazem-nas desistir porque criam a ilusão de que a realidade deveria dançar ao ritmo da nossa expectativa. Mas a verdade é que não dança.

A realidade tem o seu próprio ritmo e, se alguma coisa correu mal, foram as nossas expectativas que foram mal calculadas e a frustração que sentimos não tem nada a ver com a realidade mas com a nossa mente e emoção des-sintonizadas da realidade.

Esta des-sintonia cria uma forma de energia. É como a diferença de corrente entre dois polos eléctricos, se for suficientemente forte cria um arco voltaico. Faz faisca.

É assim a frustração. Quanto maiores as expectativas e maior o investimento em trabalho, tempo, dinheiro e talento colocarmos numa coisa maior será a frustração se a realidade não manifestar essa coisa no prazo que a nossa expectativa estipulou.

Esta frustração é uma forma de energia. E quanto maior for, mais resultados pode proporcionar, tanto para te servir como para te prejudicar dependendo da orientação que tu decidires dar-lhe.

Como ninguém que faça alguma coisa com paixão está isento de frustração, a forma como se lida com ela é um dos segredos do sucesso, talvez um dos maiores (talvez por muito poucas pessoas o admitirem…)

A forma de canalizar de forma negativa a frustração é desistir. Sonho morto. Ponto final.

Esta é a opção de todas as pessoas que já sonharam, já colocaram ação no sonho e hoje são pessoas descrentes em si mesmas e nos outros. São estes que roubam os sonhos dos outros, que lhes dizem para terem cuidado que “quanto maior é o sonho, maior é a queda” e coisa do género.

A forma de canalizar a frustração de forma positiva é esta:

O teu foco nunca está na expectativa mas na ação. Não estás a verificar se já chegaste a cada minuto do dia porque estás empenhado no teu desempenhar de tarefas.

De vez em quando, avalias onde estás. Se estiveres mais próximo do teu objetivo vais bem (indepentendemente das tuas expectativas).

Podes querer avançar mais rápido, e podes querer mudar alguma coisa no teu plano de trabalho, mas vais bem.

Quando olhas para o resultado e ele não corresponde com a tua expectativa, cerras os dentes, avalias a ação, recalibras as expectativas, e mudas o que for preciso mudar para outra tentativa.

Quantas tentativas vais fazer? As que forem necessárias se o teu sonho for suficientemente sério.

SONHA ALTO – ATUA FORTE – ESPERA NADA.

Com que atitude vais tentar de novo? Com a alegria de quem sabe mais hoje do que ontem e que está mais perto agora do que antes.

Frustração é fantástica para nos voltar a colocar no caminho certo ou para nos fechar as portas da realização do nosso sonho. Mas isso não depende dela, depende da forma como lidas com ela.

O que pensas tu sobre isto?

5 thoughts on “Sonha Alto, Actua Forte, Espera Nada – Como Lidar Ccom A Frustração”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.