“Cria um Sonho tão grande, que provoque o riso e mesmo o “paternalismo” dos que estão à tua volta”.

Aposto que este artigo te vai surpreender… e olha que eu raramente aposto!

Primeira limitação do pensamento que traz imensa infelicidade: Quando leste que precisas ter um sonho grande… pensaste algo assim: “sonhos? quem tem os problemas que eu tenho não tem espaço para andar a sonhar”?

Tenho isto para te dizer: lê este artigo e pensa que, talvez tenhas tantos problemas precisamente porque são eles que comandam a tua vida e não um sonho, um projeto, um objetivo de vida. Já pensaste nisso?

 

Não sei se gostas de poesia, pessoalmente não sou lá muito fã, custa-me entender uma boa parte dela. Contudo lembro-me do António Gedeão e da Pedra Filosofal: “sempre que o homem sonha o mundo pula e avança…”.

É o sonho que comanda a vida. Isto é real para mim.

Contudo sei que não é real para a maioria das pessoas pelo que me é dado observar e parece-me que aqui reside uma boa dose de infelicidade.

A maior parte das pessoas é a vida que comanda o sonho e não o sonho que comanda a vida. Há uma grande diferença.

Quando uma pessoa tem um sonho (mudar omundo, ficar rico, perder peso, comprar uma casa ou um carro determinado, ajudar alguém, fazer certas atividades, ter certas coisas, ser uma certa pessoa….) e depois olha para a sua vida e vê que o sonho não faz qualquer sentido, normalmente começa a reduzir o sonho ao tamanho da sua realidade. Aquele sonho… morreu.

A vida que tem, determina o sonho.

As pessoas que vivem assim são as mesmas que estão contaminadas por um vírus da mente e contaminam constantemente os outros com os mesmos vírus.  E olha que se espalham depressa, porque até parece que são verdadeiros e bons.

Aqui tens alguns dos Vírus da mente que se espalharam e que tu próprio espalhas sempre que os repetes para ti mesmo ou para outras pessoas:

  • – “não dar o passo maior que a perna”
  • – “quanto mais se sobe maior é a queda”
  • – “devagar se vai ao longe”
  • – “é melhor jgar pelo seguro”
  • – “tu não és melhor que os outros.!

Tudo mentiras que só existem para justificar a inércia de não lutar pelos sonhos. Dão explicações “plausíveis” para uma pessoa esquecer os sonhos e não permitir que sejam eles a comandar a vida.

Há muito tempo que tenho perfeita consciência destes Vírus da Mente e que pouco poder têm sobre mim.

Por essa razão assumi o mote que “o sonho é que comanda a vida”. Foi assim que saí da dificuldade económica, conquistei de novo a liberdade de fazer o que acho bem, sem limites. Mudei hábitos, transformei o meu corpo e a minha mente, tornei-me mais equilibrado, mais eficaz, e muito, mas muito mais feliz.

Vou explicar-te como funciona isto de o Sonho Comandar a Vida.

1º Um sonho só serve, como sonho, se for ridículamente longe da tua realidade. No meu caso, ganhava aí uns 1000 euros por mês e decidi que iria ganhar 1000 euros por dia (!) .

2º Não faz mal não o conseguires à primeira, nem à segunda, nem à terceira. As tentativas são as que forem necessárias durante o tempo que for preciso.

3º Arranja um mentor. Alguém que tenha conseguido o que tu pretendes (não pode ser um teórico somente) e que te queira guiar.

4º Desmonta o sonho em tarefas que possas começar hoje a realizar. (sim, hoje). Um telefonema, um pedido de informação… sei lá.

5º Nunca se desiste do sonho. Podes mudar de estratégias, de planos, de veiculos, mas nunca do sonho!

6º Muda na tua vida tudo o que tiver de ser mudado. É comum que seja necessário largar mais coisas do que as que precisamos aprender. O que tens tu de largar de “coisas”, “atitudes”, “formas de pensar”…

7º Faz isto todos os dias. Um sonho não tira férias.

 

Agora vem a parte melhor e aposto que vais ficar surpreendido.

Tu vais conseguir realizar o teu sonho? Sim, sem dúvida, mas o melhor é que no final pouco te vai importar o resultado. O que vai importar é a pessoa em que tu te transformaste no processo.

Perseguir um sonho é o melhor método de desenvolvimento pessoal que existe e a melhor receita para a felicidade.

 

One thought on “Ter Um Sonho Ridículo Faz Bem à Saúde”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.