“Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada arranja desculpas” – Provérbio árabe

Há 3 anos atrás, encontrei de novo uma amiga de longa data que convidou uns amigos para jantar, eu incluído. Não conhecia ninguém, além dela. À mesa do restaurante todos se queixaram de tudo: uns, desempregados, porque não há trabalho, outros, com empregos, porque ganham pouco, outros, patrões, porque o estado cobra muitos impostos, a doença, os desaires financeiros e a falta de dinheiro.

Acabaram por me perguntar porque é que eu não dizia nada e eu perguntei: quem quer ganhar mais 1000€ por mês, sem ter de deixar o emprego que tem agora?” todos olharam para mim e uns para os outros e TODOS levantaram a mão. 12 mãos no ar. Então eu esclareci: “ok, no próximo fim de semana venham todos comigo fazer um curso de 2 dias sobre como montar um negócio próprio, nas horas vagas, a partir de casa. O curso é grátis, mas as refeições dos dois dias custam 45€.”

Todos responderam “ah…deixa estar…!” “não tenho o dinheiro”, “já tenho coisas combinadas.” mas dois disseram que iam. À última da hora, 1 disse que afinal não podia porque tinha de ir para a praia com a família. Um deles foi comigo.

Resultado: 3 anos  depois voltámos a encontrar-nos no mesmo restaurante. As conversas foram exactamente as mesmas, mas mais desanimadas. Contudo, desta vez estávamos 2 a sorrir porque multiplicámos por 3 o nosso rendimento nestes 3 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.