“Mantém a tua mente aberta a tudo e presa a nada.” – Wayne Dyer

Este é um dos ensinamentos de Wayne Dyer que mais modificaram o meu modo de agir e, consequentemente os meus resultados.

Significa que, quando tens um objectivo, tens de estar aberto a todas as possibilidades, sem pré-julgar acções nem pessoas.

Nunca vais dizer: “esta pessoa não serve” antes de lhe dares uma oportunidade, e não vais pensar “não vale a pena fazer isto porque não vou conseguir atingir os resultados”.

Vais fazer tudo o que a tua intuição ditar, sem colocares obstáculos nem reservas e vais-te reunir das pessoas que conseguires.

Isto, até aqui, não foi grande novidade para mim, habituado a lutar para conseguir o que entendi necessário e a reunir pessoas lutadoras à minha volta. A grande novidade para mim, e que fez toda a diferença, foi a parte do “preso a nada”, principalmente “preso ao resultado”.

Quando tens um objectivo, uma estratégia, um plano e uma agenda tens a tendência de avaliar o sucesso ou insucesso em proporção com o quanto do objectivo foi atingido. Eu, pelo menos, pensava assim.

O que aprendi e executo agora é que fazes tudo o que tens de fazer, com todo o entusiasmo e paixão, envolves o maior número possível de pessoas que partilhem do mesmo sonho e todos dão o máximo.

Mas enquanto fazes tudo isso, não podes pensar no objectivo nem no perto ou longínquo ele está.

Desliga-te do resultado.

Este será o que for e resultará das tuas acções e das forças que colocaste em marcha.

Frequentemente, tenho notado, o resultado nada tem que ver com o objectivo inicial. Eu teria de me considerar um fracassado se medisse os resultados pelo número de vezes que alcancei os meus objectivos iniciais. Não. Não me considero um fracassado porque tenho visto milagres acontecerem, resultados incríveis, muito para além dos objectivos, em largura, altura e profundidade.

Por isso, não meças o teu sucesso pelo “alcançar objectivos” nem te mantenhas refém de algo tão limitador. Traça-os, planeia-os e executa tudo o que te for possível, mas mantém a mente aberta para resultados inesperados.

Desses objectivos, alguns alcanças, outros não, o que importa é a pessoa em que te tornas no processo e em quanto influenciaste para melhor as pessoas à tua volta.

Faz isto e ficas vacinado para sempre. Nunca mais sofrerás um fracasso na tua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.