Neste artigo vou dar-te em poucos minutos TUDO o que interessa sobre a Missão Guiné e porque é que TENS DE SABER O QUE SE PASSOU (inclui Vìdeos).

O GAS, Grupo de Ação Social dos Lazy Millionaires, realizámos a Missão Guiné com o objetivo de levar 11 viaturas, incluindo uma ambulância, material escolar e hospitalar, roupas, brinquedos e sementes a diversas comunidades na Guiné Bissau.

(Vídeo Completo da Missão:)

Porque é que estar ao corrente desta Missão é IMPORTANTE PARA TI?

Eu explico:

Nós fomos recentemente criticados por levarmos a cabo esta ação.

Evidentemente: as pessoas que criticaram… não foram. Na verdade, as pessoas que criticam raramente vão a algum lado e raramente fazem alguma coisa.

Quem quer fazer, faz. Quem não quer fazer, critica.

Não compreendo como alguém consegue imaginar algo menos positivo numa ação destas… os guineenses, e os voluntários que estão no terreno… esses não criticam. Eu vi-os com as lágrimas nos olhos, e uma alegria incontida quando lhe perguntámos:

Precisam aqui do fogão que trouxemos para o nosso campismo e da garrafa de gás?

Precisam aqui de enciclopédias? De manuais escolares? De material escolar?

E, diante do “sim sim, precisamos de tudo“…

O Nuno Rebocho respondeu:

Temos de Tudo! Descarreguem as carrinhas!

E não havia mãos a medir a tirar caixas e caixas dos nossos carros carregados, com centenas de crianças abandonadas nas ruas e acolhidas ali, a quererem que lhes pegássemos ao colo e que lhes dêssemos as mãos.

Noutro local deixámos as nossas tendas, colchões de campismo e sacos-cama, que nos serviram tão bem durante a viagem, a um grupo de escuteiros que nem fardas tinham, mas que nos emocionaram a todos com as suas cantigas afinadas em coro, como agradecimento.

A ambulância veio trazer de novo paz entre as tabancas (aldeamentos) da região, depois de disputas antigas a propósito de uma outra ambulância doada pelo governo turco e que só estava a servir uma parte da comunidade.

Depois de entregarmos a nossa ambulância e de fazerem as pazes entre eles (agora há ambulâncias para todos usarem) os chefes (“régulos”) reuniram na casa da missão onde estávamos hospedados e conversaram toda a tarde sobre os seus assuntos, beberam, divertiram-se e reataram as boas relações.

Noutro local oferecemos um carro a umas irmãs missionárias, que nos disseram que já tinham um (velho) e que poderia haver alguma comunidade a necessitar mais dele do que elas.

Deixámos lá muito material escolar e roupas de criança para apoiar a sua ação nas tabancas que visitam regularmente e na escolinha que construiram e onde tomam conta de centenas de crianças.

Ofereceram-nos um refresco de limão que nunca esquecerei.

No ultimo dia, depois de entregarmos tudo, incluindo a roupa pessoal que tinhamos levado, cheios de calor, transpirados, cobertos do pó permanente no ar levantado pelos poucos carros e pelas muitas pessoas, era hora de apanhar o avião.

Banho? Não há água. A bomba avariou e demora a reparar. 

Alguns de nós tomaram banho com a água que havia no depósito. Eu tomei banho com toalhetes húmidos que tinha levado de Portugal. Cada um que passava pelo corpo vinha completamente castanho.

Não há meios para nada, a água é um bem raro e precioso. Aprendemos a tomar banho com 4 litros de água e um púcaro. 

A electricidade é desligada ao pôr-do-sol, mas nós fomos afortunados porque a Fundação João XXIII que nos acolheu lá arranjou forma de comprar electricidade num sistema pré-pago a um holandês que colocou um gerador gigante a uns 600 metros da casa. 

Põe-se umas moedas, há luz, acaba-se o saldo, apagam-se as luzes. 

isto passa-se na capital, Bissau, e nós fomos mesmo uns priveligiados porque tivemos electricidade 24h por dia.

Adorei as pessoas. Os guineenses e os voluntários que dão a vida por aquelas pessoas.

Há pessoas grandes no mundo… e há quem os critique.

Penso que sempre foi assim, mas pode ser que um dia toda a gente canalize as suas energias para alguma coisa de útil e construtivo.

É o que te desejo.

Quando a nós, Lazy Millionaires, estamos a preparar o nosso evento LIFEXTREME (podes participar se te fizeres membro comprando o teu Sistema Viral de Blog AQUI), onde vamos de novo, lançar novos desafios ao grupo, a nós mesmos e à sociedade em que vivemos.

Um mundo melhor faz-se melhorando a vida de uma pessoa de cada vez. Talvez tenha chegado a hora de melhorares a tua para poderes melhorar a dos outros.

(Nas fotos: biblioteca de Ondame, onde foram reparados pelos Lazy 3 dos 4 computadores existentes. O 4º precisa de uma nova fonte de alimentação e nao foi reparado)


 

2 thoughts on “[Video Playlist] Toda a Missão Guiné. Porque É Que Isto Te Interessa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.